NOTÍCIAS
18/09/2013 | 19h31

Entidades

Abeiva diz que não perderá força com saída de associados

Vice-presidente diz que entidade se manterá como porta de entrada de novas marcas no Brasil


GIOVANNA RIATO, AB

Visconde aponta que entidade quer estreitar relacionamento com o governo
A Abeiva, organização que reúne os importadores de veículos sem fábrica no Brasil, prepara-se para uma nova fase, com diminuição significativa no número de associados nos próximos meses. A redução acontecerá assim que algumas das marcas filiadas a entidade deixarem a posição de importadoras para começarem a produzir nacionalmente. Diante disso, é natural que as companhias deixem a entidade e se associem à Anfavea, que representa os fabricantes.

Marcel Visconde, vice-presidente da Abeiva e presidente da Porsche, garante que a organização não perderá sua força com a redução do número de empresas que representa. “Continuaremos próximos do governo, fornecendo informações e mantendo um trabalho importante. Ainda existe muito espaço para que novas companhias entrem no mercado brasileiro e nós acolheremos essas newcomers”, explica. Segundo ele, é natural que a entidade sirva como porta de entrada para o mercado nacional.

O executivo destaca que nos últimos anos a companhia tem desenvolvido forte trabalho de aproximação com o governo. Segundo ele, o Inovar-Auto é um exemplo da melhora desse relacionamento. “Não tínhamos nada e conseguimos as cotas de importação isentas de IPI”, aponta. O vice-presidente afirma que a entidade ajudou a lapidar o novo regime automotivo, servindo como um contraponto à Anfavea.

PRODUÇÃO LOCAL

A nacionalização dos veículos é um caminho será trilhado por algumas das marcas com maiores volumes de vendas da Abeiva. A chinesa Chery, que trabalha na construção de fábrica em Jacareí (SP), já se desligou da entidade e não aparece mais na lista de associadas à Abeiva. O mesmo deve acontecer em breve com a conterrânea JAC Motors, que investe para iniciar a produção em Camaçari (BA) no fim de 2014.

Mais recentemente, o interesse pela produção local atingiu também as marcas de luxo. Essas empresas viram a sua capacidade de crescer no mercado nacional ser ameaçada pelo Inovar-Auto, que determinou cotas de importação isentas do adicional de 30 pontos no IPI limitadas ao teto de apenas 4,8 mil unidades por ano.

Diante disso, a BMW decidiu construir uma planta em Araquari (SC). A Audi também anunciou retomada da fabricação local com aporte de € 150 milhões no mesmo complexo industrial da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). Até o fim deste ano há a expectativa de que a Land Rover se junte ao grupo de marcas de luxo que produzirão no Brasil.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 22/09/2017
Leve renovação exterior com adição de sistemas de segurança
AUTOINFORME | 21/09/2017
Empresa se prepara para grandes mudanças na indústria
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes