Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/09/2013 | 17h28

Participantes em sistema de consórcio crescem 11,2% em julho

Volume de 4,75 milhões de consorciados se refere apenas aos interessados na aquisição de veículos

REDAÇÃO AB

O número de participantes do sistema de consórcio para adquirir veículos subiu 11,2% em julho na comparação com igual mês de 2012, para um total de 4,75 milhões de consumidores, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, a ABAC. A venda de cotas evoluiu 4%, considerando o período acumulado entre janeiro e julho contra igual intervalo de 2012, para 1,34 milhão de unidades. As contemplações para o setor, ou seja, aqueles consorciados que receberam carta de crédito para a compra do veículo avançaram 2% no ano, para 656,3 mil contemplados.

Do total de participantes registrados para o setor em julho, 2,39 milhões optaram pela aquisição de motocicletas, aumento de 2,6% sobre mesmo mês de 2012. Apesar disso, as vendas de novas cotas neste segmento diminuíram 3% no acumulado, para 752,5 mil unidades contra as 775 mil registradas entre janeiro e julho do ano passado. O tíquete médio da cota fechou julho em R$ 10,3 mil, 7,2% abaixo do valor verificado em idêntico mês do ano anterior.

Em julho, o segmento de veículos leves registrou 2,16 milhões de consorciados, aumento expressivo de 23,4% no comparativo anual. Novas cotas para a aquisição de automóveis e comerciais leves no acumulado somaram 557 mil unidades, aumento de 14% contra o ano passado.

No segmento de veículos pesados, o número de participantes cresceu 6% em julho, para 207 mil consorciados interessados na compra de caminhões, ônibus, semirreboques, tratores e implementos rodoviários. Em sete meses, as vendas de cotas para este grupo recuou 7,2%, em função da maior participação de outra modalidade de financiamento no segmento, o Finame PSI, linha de crédito do BNDES, que oferece taxa de apenas 4%.

O setor de veículos domina o sistema de consórcio no Brasil. Segundo a ABAC, sua participação chega a 91,7% do total de novas cotas vendidas entre janeiro e julho deste ano. Além de veículos, o sistema permite a aquisição de outros produtos como imóveis, eletroeletrônicos, bens duráveis e serviços.



Tags: Consórcio, participantes, cota, ABAC, contemplação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência