Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Leves | 04/09/2013 | 21h45

Ford vende EcoSport diferente na Europa

Primeiras 500 unidades podem ser reservadas via internet, com link no Facebook. Na fan page global, carro coleciona críticas de brasileiros

PEDRO KUTNEY, AB

A Ford colocou à venda na Europa as primeiras 500 unidades de uma edição limitada de lançamento do EcoSport. O utilitário esportivo compacto pode ser reservado em 13 países europeus via internet, seguindo um link colocado em páginas criadas para apresentar o carro no Facebook (veja aqui o hotsite). O anúncio foi feito na quarta-feira, 4, no evento prévio da principal feira de produtos eletrônicos de consumo da Europa, a IFA 2013, que abre para o público esta semana em Berlim, na Alemanha.

O projeto do EcoSport foi liderado pela engenharia da Ford no Brasil para ser um carro global da marca. Mas trata-se de globalização bastante flexível, de acordo com o gosto do freguês. Para ser vendido aos europeus, o EcoSport traz motorização bem diferente da oferecida aos brasileiros. Enquanto aqui existem duas versões flex gasolina-etanol, 1.6 de 115 cavalos e 2.0 de 147 cv, na Europa o modelo pode ser encomendado inicialmente com o motor gasolina 1.0 EcoBoost turbinado de 125 cv, ou 1.5 diesel de 90 cv. Mais tarde deve ser colocada a venda a versão de entrada com motor gasolina 1.5 de 110 cv. Pela relação de potências percebe-se que a globalização da eficiência ainda não chegou ao Brasil.

A Ford direcionou as maiores cotas de reserva do EcoSport Limited Edition para o Reino Unido (120 unidades) e Alemanha (110). Nessa versão de lançamento o SUV está disponível para os mercados europeus só com câmbio manual e acabamento topo de linha, Titanium, com bancos revestidos em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas. Também virá com o sistema SYNC AppLink – que permite o controle de aplicativos e do celular por comando de voz –, incluindo 12 meses de download ilimitado de audiolivros, feito diretamente do veículo.

“O EcoSport atrai uma geração jovem e conectada, por isso estamos oferecendo a venda de sua edição limitada pelo Facebook”, explica Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviço da Ford Europa. Tradução livre: na Europa o modelo é um SUV de entrada, destinado a público com poder aquisitivo menor.

Os preços variam um pouco de país para país na Europa. Na Alemanha, só está disponível o EcoSport 1.0 EcoBoost por € 19.950 (cerca de R$ 62 mil). No Reino Unido a mesma versão custa 16.995 libras, algo como R$ 62,5 mil, e o 1.5 diesel sai por 17.495 libras, a redor de R$ 64,4 mil. No Brasil as versões de entrada têm preço equivalente pelo câmbio atual com real desvalorizado, R$ 54,8 mil a 1.6 e R$ 64 mil a 2.0, mas com nível de acabamento mais simples e motorização menos eficiente.

No Brasil, onde o EcoSport começou a ser vendido primeiro há cerca de um ano, a Ford também usou e abusou das redes sociais para o pré-lançamento do carro. A estratégia, no entanto, provou ser bastante arriscada. Hoje a fan page global criada para o modelo no Facebook coleciona muitas críticas nos comentários de consumidores insatisfeitos que compraram o EcoSport (veja aqui).



Tags: Ford, EcoSport, Facebook, internet, Europa, mercado, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência