Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Veículos puxam queda de 2% da produção industrial

Conjuntura | 03/09/2013 | 17h10

Veículos puxam queda de 2% da produção industrial

Segmento teve recuo de 5,4% na passagem de junho para julho, aponta IBGE

REDAÇÃO AB

A queda de 5,4% na produção de veículos em julho na comparação com junho exerceu a principal influência no recuo de 2% da indústria brasileira no período, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada na terça-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de veículos, a queda na produção atingiu 15 dos 27 setores pesquisados, sendo que o segundo maior impacto veio da retração de 10,7% da indústria farmacêutica. Outros principais destaques negativos da pesquisa foram os setores de borracha e plástico, com queda de 4,5%, celulose e papel, 3,6%, e alimentos, 1,4%.

Em contrapartida, 11 atividades tiveram alta na produção e evitaram uma queda ainda maior da indústria. O desempenho de maior importância para a média global foi verificado em refino de petróleo e produção de etanol, cujo avanço foi de 3,3% em julho contra junho, resultado que recuperou parte da perda de 4,1% assinalada no mês anterior.

Já na comparação com julho de 2012, 18 setores dos 27 investigados tiveram crescimento, com destaque para refino de petróleo e etanol, com alta de 10,2%, seguido por veículos, cujo avanço anual foi de 4,3%, impulsionada pelo segmento de caminhões. O setor de máquinas e equipamentos teve alta de 5,6%, puxado por produtos como colheitadeiras e tratores agrícolas, empilhadeiras, propulsoras, motoniveladores, aparelhos de ar-condicionado e máquinas para o setor de celulose. Outros equipamentos de transporte, como aviões e motocicletas, somaram incremento de 12,8%.

Por outro lado, ainda na comparação com julho do ano passado, entre as nove atividades que reduziram a produção, os principais impactos foram observados em edição, impressão e reprodução de gravações (-9,9%), farmacêutica (-8,4%) e indústrias extrativas (-2,5%).



Tags: Produção, veículos, indústria, IBGE, máquinas, equipamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência