Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 03/09/2013 | 15h52

ZF produzirá suspensão com função regenerativa

Tecnologia GenShock para automóveis ajudará na redução de consumo e emissões

REDAÇÃO AB

A ZF anuncia o desenvolvimento de uma nova tecnologia para suspensão de automóveis, a GenShock, criada em parceria com a Levant Power, dos Estados Unidos, o sistema de suspensão regenerativa ativa combina dinâmica com recuperação e consumo moderado de energia.

“O objetivo é desenvolver a primeira suspensão regenerativa e totalmente ativa do mundo, torná-la pronta para a produção em massa e apresentá-la ao mercado. Assim, estamos promovendo inovações eficientes e adequações necessárias para atender as exigências globais”, enfatiza Rolf Heinz Rüger, responsável da unidade de negócios de tecnologia de suspensão da divisão de tecnologia de chassi de automóveis da ZF.

Uma unidade funcional montada do lado de fora do amortecedor ZF constitui a base tecnológica do sistema regenerativo e ativo. A unidade compacta é composta de sua própria unidade de controle, um motor elétrico e uma bomba de engrenagem eletro-hidráulica. Impulsionada por um motor elétrico controlado eletronicamente, a bomba de engrenagem regula o fluxo de óleo no amortecedor.

“Para a dinâmica, conforto e segurança, é essencial que as forças ativas possam ser aplicadas no chassi. Por esta razão, a curva característica de amortecimento adapta não só a cada situação de condução automaticamente, mas também os movimentos de inclinação da carroceria durante manobras de frenagem bruscas e movimentos de rotação”, explica Rüger. A tecnologia também é capaz de erguer ativamente cada roda individual.

O sistema de válvulas utiliza ainda, automaticamente, o movimento oscilante do pistão do amortecedor para recuperar energia. Em seguida, o sistema guia o óleo no amortecedor, de tal modo que aciona o motor elétrico da bomba, o que funciona como um gerador, convertendo a energia cinética gerada em eletricidade que sustenta a fonte de alimentação do veículo.

Este é um dos projetos da ZF dentro de seu escopo de amortecedores adaptativos. O Controle Contínuo de Amortecimento (CDC) que vem sendo introduzido aos poucos em veículos desde o seu lançamento no mercado, em 1994, está em sua quarta geração. Os números de produção registram recorde em 2011, com mais de 2,2 milhões de amortecedores produzidos para os clientes Alpina, Audi, Bentley, BMW, Ferrari, Maserati, Opel, Rolls-Royce, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen.

Um total de 14 milhões de sistemas CDC já foram produzidos pela ZF, que prevê fabricar anualmente mais de três milhões de unidades CDC para aplicações em veículos de passeio até 2016.



Tags: ZF, suspensão, tecnologia, energia, Levant Power.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência