Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 27/08/2013 | 20h00

Umicore desenvolve catalisador para reduzir consumo

Nova tecnologia de revestimento catalítico visa equipar carros com motores menores

REDAÇÃO AB

Um novo tipo de revestimento catalítico desenvolvido pela Umicore dos Estados Unidos permitirá colocar no mercado catalisadores com menor contrapressão no sistema de exaustão dos veículos. A nova tecnologia permitirá uma melhora de eficiência e menor consumo de combustível. Segundo a empresa, a redução do consumo passa a ser potencializada a partir de uma calibração adequada.

“A economia é ainda mais perceptível nos veículos em que o propulsor trabalha durante a maior parte do tempo com alta carga, como os motores de menor cilindrada, por exemplo, os 1.0. A redução da contrapressão na exaustão gera benefícios no desempenho do motor em condições de média para alta temperatura”, explica Miguel Zoca, gerente de aplicação do produto da Umicore no Brasil.

Com a nova tecnologia, os ganhos já obtidos com a função básica do catalisador (conversão de gases nocivos, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos não queimados e óxidos de nitrogênio, em gases inofensivos) são potencializados. No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Catalisadores Automotivos da Umicore nos Estados Unidos, o catalisador de menor contrapressão foi concebido a partir de testes com materiais mais ativos na estocagem de oxigênio e mais estáveis termicamente. A nova arquitetura do revestimento catalítico possibilitou a concepção de catalisadores mais ativos e de menor contrapressão quando comparados com os produzidos até agora.

“Além de atender os parâmetros de emissões estabelecidos pela norma Proconve L6 para veículos de passeio, a nova tecnologia contribuirá com as montadoras especialmente na produção dos modelos de entrada. Para melhorar os benefícios desse tipo de revestimento catalítico, o ideal é conciliá-lo com um sistema de injeção calibrado para trabalhar com a nova tecnologia”, conclui Zoca.



Tags: Umicore, catalisador, consumo, emissão, eficiência, motor.

Comentários

  • Abner

    Boa matéria e uma interessante notícia!.Trabalhei por 3,5 anos nessa empresa na planta aqui no Brasil (Americana/SP) no processo de banho (coating) dos substratos cerâmicos (denominados catalizadores virgens), um processo aparentemente simples, mas, por trás de toda a simplicidade, existe um amplo desenvolvimento e aplicação de tecnologia, além de ser todo robotizado e informatizado também tive o prazer de conhecer o Sr. Miguel Zoca.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência