Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 23/08/2013 | 02h44

Mercedes cria a própria loja de seminovos

Para ampliar a venda de caminhões zero-km, SelecTrucks pegará usados até da concorrência

MÁRIO CURCIO, AB

Em 11 de setembro a Mercedes-Benz vai inaugurar em Mauá, na Grande São Paulo, sua primeira concessionária SelecTrucks, dedicada à venda de caminhões seminovos de todas as marcas. “Precisávamos de uma loja que nos permitisse negociar diferentes usados nas mesmas condições e com a mesma garantia”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Joachim Maier. Essa garantia pode chegar a um ano (leia adiante).

Os veículos serão, em regra, captados na rede de revendas. “A maioria dos concessionários não quer trabalhar com usados”, diz. Assim, o principal objetivo da operação de seminovos é na verdade favorecer a venda de modelos zero-quilômetro.

A SelecTrucks tem pátio de 18 mil metros quadrados com capacidade de estoque para 150 a 250 caminhões. Será responsável pela compra, estocagem e venda dos veículos. “No primeiro ano, queremos negociar mil unidades”, diz Maier.

Outras lojas desse tipo poderão ser abertas: “A Mercedes vai ser em cinco a dez anos o maior revendedor do mercado de caminhões usados”, afirma. O executivo acredita no potencial das cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) para a abertura das próximas revendas, mas acha cedo para estabelecer prazos.

As vendas da SelecTrucks terão suporte do Banco Mercedes-Benz e de instituições parceiras, mas seguirão as condições que o mercado oferece. A montadora ainda não sabe bem quem serão os clientes predominantes desse novo negócio. Maier estima um período de um a dois anos para conhecer melhor os compradores. Acredita que vai atrair autônomos, mas não descarta a possibilidade de compra de grandes lotes de frotistas que estejam trocando seus veículos.

Dentro da SelecTrucks, uma pequena oficina fará apenas serviços simples como substituição de lâmpadas, por exemplo. Os reparos e manutenção dos veículos Mercedes serão feitos em concessionários e até na fábrica em alguns casos. “Para caminhões de outras marcas, estamos negociando parcerias com algumas de suas revendas”, diz Maier.

A nova divisão de usados classifica os veículos de acordo com o período de fabricação. Aqueles com até quatro anos serão enquadrados como Ouro e os até seis anos, como Prata. Nos dois casos a garantia é de um ano para caminhões de uso regular ou seis meses aos modelos fora de estrada. Veículos Bronze, com mais de seis anos, não terão esse benefício.

Mercedes-Benz
“Precisávamos de uma loja que nos permitisse vender diferentes usados nas mesmas condições e com a mesma garantia”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing, Joachim Maier. SelecTrucks também venderá veículos de outras marcas (fotos: Mário Curcio)

A nova revenda fica numa alça de acesso ao rodoanel, em um lugar por onde passam mil caminhões por hora. Além de estar em um ponto estratégico, os veículos seminovos serão divulgados em um site próprio, a ser ativado com o início da nova operação.

“Na Europa, 20% das vendas são feitas pela internet”, diz o executivo, referindo-se às transações da TruckStore, rede de revendas Daimler Trucks com 31 lojas, presença em 15 países, estoque de 4 mil unidades e € 400 milhões em negócios anuais. É da TruckStore que a Mercedes-Benz trouxe sua experiência para implantar o SelecTrucks no Brasil.

Dez profissionais vão trabalhar na revenda de Mauá: “Contratamos no Brasil vendedores e profissionais que conhecem as características do mercado de caminhões usados”, garante o vice-presidente de vendas e marketing.

A SelecTrucks terá caminhões de todos os segmentos e no início da operação haverá também unidades do Mercedes-Benz Sprinter: “Vamos negociar alguns veículos de nossa frota e poderemos vez ou outra ter algumas unidades, mas esse não será nosso foco”, conclui o gerente de vendas de veículos seminovos, Fabian Seifarth.



Tags: Mercedes-Benz, Mercedes, SelecTrucks, TruckStore, Joachim Maier, Fabian Seifarth, caminhões, Sprinter, usados, novos, zero-quilômetro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência