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Lançamentos | 20/08/2013 | 20h02

FPT e ZF fornecem o powertrain para o novo Iveco Hi Way

Novo motor Cursor 13 tem 560 cavalos e transmissão automatizada tem 16 velocidades

REDAÇÃO AB

Com o lançamento do Iveco Hi Way, a FPT agregou mais um motor de grande porte à sua linha produzida no Brasil, o Cursor 13 de 560 cavalos, que vai equipar a versão topo de linha do caminhão extrapesado. A ZF complementa o powertrain do novo modelo fornecendo sua transmissão automatizada AS-Tronic de 16 marchas, desenvolvida especialmente para todas as opções do Hi Way vendido no País – na Europa o veículo usa câmbio de 12 velocidades.

O novo Cursor 13 de seis cilindros em linha e 560 cv é o mais potente do portfólio da FPT no Brasil. Com aftercooler, atinge torque máximo de 2.500 Nm a partir de 1.000 rpm, graças à adoção do turbo VGT (turbina de geometria variável). Com aumento de massa de ar na admissão em uma faixa bem mais ampla de rotação e carga, o turbo oferece maior eficiência em todas as condições de operação. O novo turbocompressor tem rotação controlada pela central eletrônica, é refrigerado a água e seu rotor é feito em alumínio forjado, o que proporciona maior durabilidade.

TRANSMISSÃO

A ZF fornece sua transmissão automatizada para todas as versões do Iveco Hi Way, nas configurações 4x2, 6x2 e 6x4 com motores de 440, 480 e 560 cavalos. Com isso, a empresa aumenta sua participação no fornecimento de câmbios robotizados no País, aproveitando a tendência do mercado brasileiro, onde caminhões pesados estão sendo lançados de série com o equipamento, sem a opção de manual.

A transmissão automatizada AS-Tronic foi lançada no Brasil em 2011 após desenvolvimento conjunto das engenharias do Grupo ZF e da Iveco, que adaptaram o equipamento para o País. Desde então, já foram vendidas mais de 8 mil transmissões AS-Tronic para a Iveco, que usa a solução em todos os seus modelos pesados (Stralis e Trakker) com motores entre 360 e 560 cavalos.

Os principais benefícios da transmissão automatizada são a facilidade de operação para o motorista e a maior economia de combustível, com trocas de marchas mais precisas. Segundo a ZF, por já ter nascido automatizada, a AS-Tronic é mais leve do que as convencionais. Para o Iveco Hi Way vendido no Brasil, o equipamento recebeu nova programação para oferecer 16 velocidades, mais conveniente para o perfil das estradas brasileiras, em vez das 12 marchas adotadas no modelo europeu. da Europa (com 12 velocidades).

Oferecido no Hi Way como opcional, a ZF também fornece o Intarder: instalado junto à transmissão, responde por até 57% da frenagem total possível, com potência de 563 cavalos, que somados aos 415 cavalos produzidos pelo freio-motor do caminhão totalizam 978 cavalos de força de frenagem. Dessa forma, o Intarder aumenta a segurança com cinco níveis de frenagem que permitem velocidade média maior em descidas, proporcionando alívio do uso dos freios, que permanecem frios e prontos para uso em situações de emergência.



Tags: FPT, ZF, Iveco, Hi Way, transmissão, motor, powertrain, lançamento.

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