Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 19/08/2013 | 14h54

Montadoras americanas operam no limite da capacidade

Com novos acordos trabalhistas, GM, Ford e Chrysler podem produzir por 120 horas semanais

REDAÇÃO AB

As montadoras americanas estão produzindo em ritmo acelerado, com suas unidades trabalhando 24 horas. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, fabricantes de automóveis e autopeças operam no limite da capacidade. Por causa de acordos trabalhistas mais flexíveis, GM, Ford e Chrysler podem produzir veículos durante 120 horas ou mais por semana, ao mesmo tempo em que pagam menos horas extras.

De acordo com o jornal, quase 40% das fábricas dos Estados Unidos operam em jornadas de mais de 80 horas semanais. Em 2008 elas eram somente 11%. A alta nas vendas, combinada a uma capacidade de produção enxuta (consequência do fechamento em razão da crise financeira deflagrada no semestre de 2008), levou as montadoras americanas a gerar o segundo maior lucro da história da indústria em 2012.

No primeiro semestre deste ano, as operações da Ford nos Estados Unidos geraram US$ 4,77 bilhões de lucros antes de impostos e as da GM, de 3,4 bilhões. Em julho, as vendas de carros e picapes alcançaram um volume anualizado de 15,8 milhões de unidades, ante 14,2 milhões um ano antes.

Ainda de acordo com a periódico, a venda de automóveis nos Estados Unidos chegou ao pico de 17,5 milhões de unidades em 2005. Naquele ano havia 925,7 mil trabalhadores no setor. Em 2012 eles somavam 647,6 mil.



Tags: Montadoras, GM, Ford, Chrysler, acordos trabalhistas, horas extras, crise financeira.

Comentários

  • Nilo Urbani

    Isto mostra a inteligencia e visão de um sindicato trabalhista moderno e flexivel, que enxerga a oportunidade do bom momento da economia para apoiar e ajudar as empresas a sairem da crise Americana dos ultimos anos. Ao contrário, os sindicatos trabalhadores brasileiros, cada vez mais juntamente com o governo atual, engessam as empresas, aumentam significativamente os custos operacionais, diminuem a competitividade da industria e travam a economia brasileira.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência