Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Estado de São Paulo tem menos de 2 habitantes por veículo

Mercado | 16/08/2013 | 17h10

Estado de São Paulo tem menos de 2 habitantes por veículo

Com frota de mais de 25 milhões de unidades, aproxima-se da média de países desenvolvidos

CAMILA FRANCO, AB

O Estado de São Paulo ultrapassou no último mês de julho a marca de 25 milhões de veículos registrados, segundo cálculo do Detran, Departamento Estadual de Trânsito. O número é superior à população total da Austrália e à frota somada de todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Tendo em vista que a população de São Paulo é de quase 42 milhões de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado já atingiu o marco de 1,68 habitante por veículo, superando a média nacional e aproximando-se do nível de países desenvolvidos.

Segundo estudo do Sindipeças, sindicato das fabricantes de autopeças, havia no Brasil em 2012 a média de 5,2 habitantes por veículo. São Paulo no ano passado já tinha a menor razão entre pessoas e autoveículos, de 2,9, seguido pelo Paraná, com 3,4, Rio Grande do Sul, 3,5, e Rio de Janeiro, 4,7.

Na comparação com outros países, São Paulo também apresenta frota maior. De acordo com informações compiladas pela Anfavea, a associação dos fabricantes, a média em 2011 de habitantes por veículo na Argentina era de 3,7; no México, 3,6; na Coreia do Sul, 2,6; na Suécia, 1,9; e na Alemanha, 1,8. São Paulo supera até Bélgica, Áustria, Reino Unido, França, Espanha e Japão, que ficaram com 1,7 habitante por veículo em 2011.

Atualmente, a frota per capita paulista só não é maior que a do Canadá, com média de 1,6; Itália, com 1,4; e Estados Unidos, com 1,2 pessoa por veículo.



Tags: São Paulo, vendas, veículos, habitantes, Detran.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência