Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 14/08/2013 | 14h42

BorgWarner tem novo turbo para motores pequenos

Modelo B01 será produzido em Itatiba para equipar carros nacionais com motor abaixo de 1.4

REDAÇÃO AB

A partir de 2014, a BorgWarner prevê o início da produção do turbocompressor B01, voltado a veículos de passeio e projetado para motores abaixo de 1,4 litro. O equipamento será feito na nova unidade de Itatiba (SP), para fornecimento direto às montadoras. Servirá para o cumprimento das exigências do Inovar-Auto relativas ao aumento de eficiência energética.

Segundo a fabricante, o B01 teve seu desenho desenvolvido para motores pequenos e pode ser utilizado com motores a gasolina, etanol ou flexíveis. “O produto foi projetado no centro de pesquisa e desenvolvimento da BorgWarner na Alemanha, com engenheiros brasileiros alocados. Para isso foi feito um trabalho de transferência de tecnologia e conhecimento entre os profissionais dos dois países”, afirma o diretor de engenharia e vendas, Lauro Takabatake.

A empresa tem investido no desenvolvimento de tecnologias para veículos de passeio e para isso nomeou Alaor Simões, gerente de contas da BorgWarner, como responsável pelos negócios relacionados ao turbo. “Esse é um nicho muito importante para a empresa”, diz Simões.



Tags: BorgWarner, Itatiba, turbo, turbocompressor, B01, Lauro Takabatake.

Comentários

  • Alexandre

    gostaria de saber se este turbo vai ser possivel adquirir para instalação em veiculos usados, pois meu veiculo é um ford zetec rocam 1.0 ano 2000 e achei bem interessante a possibilidade de usar um equipamento deste...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência