Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 09/08/2013 | 17h00

Lucro líquido da Fras-le cresce 64,3% no primeiro semestre

Retomada dos veículos pesados e do mercado de reposição garantem resultado positivo

REDAÇÃO AB

A Fras-le anotou um crescimento expressivo de 64,3% no lucro líquido obtido no primeiro semestre, de R$ 18,8 milhões na comparação com igual período do ano anterior. No mesmo intervalo, a receita bruta total, antes da consolidação, atingiu R$ 468,3 milhões, alta de 6,1% nesta mesma base de comparação, enquanto o EBITDA (ou Lajida, lucro antes do pagamento de juros, impostos e depreciação de ativos), de R$ 51,7 milhões superou em 20,7% o registrado na primeira metade de 2012, com margem de 15%.

O faturamento cresceu 7,2% no primeiro semestre, para R$ 344,9 milhões. Em volumes, entre janeiro e junho, a produção em peças totalizou 49,2 milhões de unidades, queda de 5,1% com relação a iguais meses de 2012.

As exportações somaram US$ 45,7 milhões no primeiro semestre, queda de 15,3% sobre idêntico intervalo de 2012, reflexo, principalmente, da instabilidade da economia mundial, mais evidente na Zona do Euro e pelo mercado norte-americano, que continua sendo a principal fonte de faturamento da Fras-le no exterior e que permanece com dificuldades para esboçar uma retomada mais consistente em sua economia.

O faturamento no mercado externo, que contabiliza as exportações das unidades dos Estados Unidos e da China, recuou 6,7% no semestre, para US$ 73 milhões, enquanto a receita líquida cresceu 9,3%, para R$ 194,4 milhões, e no exterior, houve alta de 4,6%, para US$ 150,5 milhões.

O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, destacou que a evolução das taxas cambiais contribuiu positivamente no desempenho das receitas, apesar dos menores volumes registrados neste segmento, principalmente no primeiro trimestre do ano, em consequência do cenário externo recessivo. Por outro lado o desempenho das unidades do exterior foi importante para o faturamento no mercado externo iniciar uma retomada a partir do segundo trimestre. Ele comentou ainda sobre a flexibilidade da empresa em ambientes adversos:

“Os números apresentados no semestre, principalmente no segundo trimestre de 2013 comprovam a capacidade que a Fras-le tem para reagir em cenários adversos e ser assertiva em suas decisões, sempre priorizando resultados de médio e longo prazo. Mesmo com perspectivas adversas frente ao cenário internacional, acreditamos que o desempenho da Fras-le continue apresentando evoluções consistentes, da mesma forma que a apresentada no segundo trimestre de 2013”, afirmou.

O executivo também destacou a boa performance no segmento de reposição, que garantiu a evolução das vendas no mercado nacional, incluindo as sinergias entre as linhas de produtos da Fras-le com a sua controlada Freios Controil. Segundo Randon, o negócio refletiu positivamente nos resultados, com a abertura de importantes clientes para a controlada e incremento de distribuidores em sua rede.

PERSPECTIVAS

Para o segundo semestre a Fras-le mantém expectativa positiva com relação ao desempenho do mercado doméstico, impulsionado pelos setores de infraestrutura e transporte. Já no exterior, as projeções permanecem conservadoras frente às incertezas do cenário econômico, devido à recessão na Europa e pela volatilidade do mercado chinês. Nos Estados Unidos, a empresa avalia que apesar de uma taxa de crescimento baixa, há indícios para crescimento.

A empresa espera alcançar receita de R$ 1 bilhão no exercício de 2013.



Tags: Fras-le, Randon, lucro líquido, faturamento, receita, EBITDA, vendas, Daniel Randon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência