Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/08/2013 | 18h29

Anfavea: exportações crescerão 20% em 2013

Revisão das projeções aponta 534 mil unidades contra as 420 mil da previsão anterior

SUELI REIS, AB

A Anfavea revisou para cima a projeção das exportações de veículos em 2013 após avaliar o desempenho da atividade entre janeiro e julho, que subiu 25% com relação a iguais meses do ano passado, para 318,6 mil unidades, volume recorde para o período acumulado. Agora, as montadoras instaladas no País esperam exportar 20% mais veículos este ano do que em 2012, passando de 445 mil para 534 mil unidades. Em sua projeção anterior, a associação previa queda de 4,6% das exportações de 2013, para 420 mil unidades.

Em valores, as novas projeções apontam para recorde de US$ 16 bilhões em 2013 (incluindo máquinas agrícolas) contra US$ 14,7 bilhões do ano anterior. A entidade, que antes previa crescimento zero, reverte o cenário e agora aposta em alta de 8,8%.

-Veja aqui a Carta da Anfavea e aqui a apresentação dos números de desempenho de julho.

Durante a apresentação dos resultados à imprensa, na terça-feira, 6, em São Paulo, o presidente da entidade, Luiz Moan, voltou a dizer que o crescimento dos embarques nos sete meses do ano se devem mais pela recuperação dos mercados externos do que efetivamente pelo câmbio ou pela competitividade, conforme adiantou o executivo em sua participação no Workshop Planejamento 2014 promovido por Automotive Business, no dia anterior (leia aqui). Ele explicou o movimento e citou a Argentina como principal destino:

“Só no primeiro semestre, nossas exportações para a Argentina cresceram 20% na comparação com a primeira metade de 2012. Também observamos reação nos mercados andinos e na Venezuela, além de uma estabilidade dos embarques para a Europa.”

No mês passado, a Anfavea registrou o melhor julho da história ao exportar 52,4 mil veículos, entre automóveis e comerciais leves e pesados, aumento expressivo de 76% sobre igual mês de 2012, quando os embarques somaram 29,8 mil unidades. Sobre junho deste ano, houve avanço de 2,4%. Além de veículos, as montadoras exportam conjuntos CKD, motores, autopeças, outros componentes e serviços relacionados à manutenção.

Assista entrevista exclusiva do presidente da Anfavea, Luiz Moan, à ABTV:



Tags: Anfavea, exportações, projeções, revisão, Luiz Moan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência