Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 31/07/2013 | 15h29

Faturamento do Grupo Volkswagen cresce 3,5%, mas lucro cai 45%

Companhia vendeu € 98,7 bi e lucrou € 4,8 bi, contra € 8,8 bi de igual período de 2012

REDAÇÃO AB

O faturamento do Grupo Volkswagen cresceu 3,5% no primeiro na comparação com igual período do ano passado, ao atingir € 98,7 bilhões, informa a companhia em comunicado, destacando o resultado que ficou acima das projeções de € 97,3 bilhões, mesmo sob a pressão da desaceleração da economia europeia. Contudo, o lucro líquido teve queda expressiva de 45,4%, para € 4,8 bilhões, contra os € 8,8 bilhões anotados nos primeiros seis meses de 2012. O grupo informa que no ano passado os resultados foram positivamente influenciados pela inclusão dos ganhos da Porsche, que incrementaram o lucro em € 2,6 bilhões há um ano.

O lucro operacional caiu 11,6%, para € 5,7 bilhões, mas ficou acima das projeções de € 5,4 bilhões. Segundo a Volkswagen, a queda é justificada pelas reservas de contingência relacionadas às áreas de automóveis e engenharia de energia. O lucro operacional consolidado não inclui os € 2,4 bilhões obtidos com a participação de joint ventures na China. Essas empresas são incluídas utilizando método de equivalência patrimonial, refletidos no resultado financeiro total, informa a companhia.

“Nós fizemos um progresso considerável em um início de ano fraco, mas podemos relatar um resultado sólido diante de um ambiente difícil de mercado”, comentou o CEO e presidente do conselho de administração do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, na quarta-feira, 31, em Wolfsburg, na Alemanha, durante a divulgação dos resultados.

O relatório aponta que o grupo aumentou de 12,4% para 12,7% sua participação no mercado global de veículos de passageiros, ao entregar 4,8 milhões de unidades no primeiro semestre, avanço de 4,9% sobre as vendas da primeira metade de 2012, impulsionadas pela China. A marca Volkswagen apurou lucro operacional de € 1,5 bilhão, contra € 2,3 bilhões do primeiro semestre do ano anterior, devido a uma deterioração no volume e no mix de vendas, além das despesas com novas tecnologias.

Apesar da alta de 2,1% nas vendas do primeiro semestre, a Audi registrou queda de 10,3% no lucro operacional, para € 2,6 bilhões, contabilizando investimentos mais altos para novos produtos, tecnologias e expansão das estruturas globais. A companhia destacou ainda os ganhos da Porsche, que vendeu 78 mil veículos e que gerou lucro operacional de € 1,3 bilhão no primeiro semestre. Enquanto a Bentley registrou níveis equivalentes ao do ano passado, de € 58 milhões, Seat observou queda do prejuízo, de € 42 milhões para € 40 milhões neste ano.

A divisão de veículos comerciais, que inclui MAN e Scania, registrou lucro operacional de € 246 milhões neste primeiro semestre, 1,6% acima do resultado de um ano atrás, enquanto a divisão de serviços financeiros gerou € 696 milhões contra os € 663 milhões do primeiro semestre do ano anterior.

Para 2013, a expectativa da companhia é alcançar um desempenho acima do mercado e projeta que as vendas avancem na comparação com 2012, o que significaria um novo recorde, já que a companhia alcançou volume de 9,07 milhões de unidades no ano passado. A montadora espera que a receita líquida neste ano supere a obtida em 2012 e que o lucro operacional permaneça estável, devido às incertezas do cenário econômico.



Tags: Grupo Volkswagen, balanço, faturamento, receita, lucro opercaional, lucro líquido.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência