Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Certificação | 26/07/2013 | 18h42

Campo de prova da Randon é homologado para testes de freios

Local recebe certificação ISO 17.025 e é reconhecido por Anfavea e IQA

REDAÇÃO AB

O campo de provas da Randon, localizado em Caxias do Sul (RS), recebeu em junho o certificado de reconhecimento da norma ISO 17.025, que atesta o local para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos com base procedimentos para a avaliação dos sistemas de freios determinados na Resolução 777/93 do Contran. Em complemento à certificação, o campo de provas passa a ser reconhecido pela Anfavea, associação das fabricantes de veículos, e pelo Instituto de Qualidade Automotiva, o IQA, para a realização desses testes.

Inaugurada em 2010, a pista de testes da Randon é a primeira no Brasil a ser certificada para este tipo de ensaio. O campo é homologado para análises e avaliações de caminhões, ônibus, veículos leves, implementos rodoviários e veículos fora de estrada. Além da própria Randon, outras empresas utilizam o campo de provas para testar e avaliar seus produtos.

“A soma da tecnologia e do conhecimento certamente é que nos levaram a alcançar a certificação, o que nos permitirá produzir dados e resultados de alta confiabilidade, como já temos feito habitualmente”, observa o diretor do campo de provas, Cesar Pissetti.

Formado por 19 pistas que totalizam 15 quilômetros, o campo é reproduz diferentes tipos de pavimentos e irregularidades, específicas para realização de testes em variadas condições. Anexo às pistas, em um prédio de 2,2 mil metros quadrados, os veículos são preparados com suporte de um laboratório estrutural com 10 atuadores servo controlados, de diferentes tamanhos, além de bancadas para testes de vibração.



Tags: Randon, campo de prova, homologação, freios, testes, Contran.

Comentários

  • pedro

    A pista de teste da Randon fica em Farroupilha e não em Caxias.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência