Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 25/07/2013 | 18h40

GM: lucro cai 13% no mundo e mergulha 90% na América do Sul

Ganho líquido soma US$ 2,16 bi no 1º semestre

PEDRO KUTNEY, AB

O lucro líquido apurado pela General Motors no primeiro semestre de 2013 caiu 13,3% na comparação com o mesmo período de 2012, segundo o balanço semestral divulgado na quinta-feira, 25. O ganho global da companhia somou US$ 2,16 bilhões nos primeiros seis meses do ano, contra US$ 2,49 bilhões no exercício anterior. A queda pode ser atribuída ao aumento de custos operacionais, despesas e pagamento de impostos, pois o faturamento de US$ 75,96 bilhões permaneceu quase estável, com pequeno avanço de 0,8% em relação a janeiro-junho do ano passado.

Comparando o resultado antes de despesas financeiras e impostos das quatro divisões regionais da GM no mundo, a maior queda aconteceu na América do Sul, onde o lucro de US$ 16 milhões de janeiro a junho foi 90% menor do que os US$ 169 milhões apurados no mesmo período de 2012. Em volume de vendas houve recuo de 1% no período, para 497 mil veículos vendidos na região no semestre, fazendo a participação da companhia cair um ponto porcentual no mercado sul-americano, de 18,2% para 17,2%.

Os prejuízos continuam na GM Europa, que perdeu US$ 285 milhões no período, mas bem menor do que os US$ 688 milhões perdidos no exercício anterior. As vendas na região seguem em queda e recuaram 6,5% no semestre, para 797 mil veículos.

As vendas cresceram 7% na Ásia-Pacífico e África, para 1,92 milhão de unidades, com maior impulso vindo da China, mas o resultado financeiro semestral na região caiu muito, com recuo de 37%, para US$ 723 milhões.

A menor queda do lucro antes do pagamento de juros e impostos ocorreu na América do Norte, onde a GM apurou resultado positivo de US$ 3,39 bilhões, ainda assim com redução de 4% em comparação com o primeiro semestre de 2012. O volumes vendidos na região atingiram o total de 1,64 milhão de veículos, em alta de 7,7% sobre igual período do ano passado.

No total, a GM vendeu 4,85 milhões de veículos no mundo todo durante os primeiros seis meses do ano, o que resultou em avanço de 3,9% ante as 4,67 milhões de unidades vendidas entre janeiro e junho de 2012. Com esse resultado, a participação da companhia nas vendas globais foi de 11,5%, praticamente igual aos 11,4% do ano anterior.



Tags: General Motors, GM, balanço, resultado, lucro, faturamento, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência