Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 24/07/2013 | 13h20

Sebrae/RJ e IQA lançam programa de qualidade

Ação vai apoiar empresas que querem fornecer à indústria automotiva

MÁRIO CURCIO, AB

Ocorre na quinta-feira, 25, em Porto Real (RJ), o lançamento do Programa de Qualidade Automotiva, que vai apoiar empresas no processo de certificação para se tornarem fornecedoras ou subfornecedoras de fabricantes de automóveis. O programa foi elaborado a partir de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

“O programa oferece treinamentos em ferramentas de qualidade, alinhados aos requisitos da indústria automotiva. O Sebrae vai subsidiar 80% dos gastos para soluções de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas”, afirma a analista do Sebrae/RJ, Patrícia Neves. O programa começa em agosto e tem como base a norma ISO/TS 16949: 2009. De acordo com o Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense (Metalsul), a falta de qualificação das indústrias locais resulta em baixo volume de negócios com as fabricantes de automóveis.

“As montadoras insistem que fornecedores e subfornecedores adotem rígidas especificações técnicas”, recorda a analista do Sebrae/RJ. Fabricantes instalados no Rio de Janeiro como PSA Peugeot Citroën, MAN Latin America e também a Nissan, que começa a produzir automóveis em Resende em 2014, vão se beneficiar do aumento de empresas certificadas.



Tags: Sebrae, IQA, Programa de Qualidade Automotiva, Patrícia Neves, ISO/TS 16949: 2009, PSA Peugeot Citroën, MAN Latin America, Nissan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência