Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 23/07/2013 | 00h00

JAC projeta vender 22 mil carros no Brasil este ano

Companhia acelera construção da fábrica nacional, que terá polo com 11 fornecedores

GIOVANNA RIATO, AB

Depois de atrasar os planos de expansão no Brasil por causa do aumento do IPI para veículos importados, o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, quer retomar a curva de crescimento com as cotas de importação do Inovar-Auto. Inscrita como investidora no novo regime automotivo, a companhia poderá trazer do exterior 25 mil carros por ano sem pagar o adicional de 30 pontos no IPI. Com isso, o executivo planeja vender no mercado brasileiro 22 mil carros da marca em 2013, com crescimento expressivo de 22% sobre o resultado de 2012.

“Nós tivemos queda no primeiro semestre, mas vamos recuperar isso na segunda metade do ano”, assegura Habib, mesmo diante da retração de 13,2% entre janeiro e junho na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. O presidente da marca no País assegura, no entanto, que o salto das vendas deve vir apenas quando a fábrica nacional que está em construção em Camaçari (BA) entrar em operação, acontecimento que está programado para o fim de 2014.

Cerca de três meses depois disso, no começo de 2015, deve chegar ao mercado o primeiro carro brasileiro da companhia. As obras caminham no ritmo programado, garante Habib. “Vamos concluir a terraplanagem em agosto e em setembro começa efetivamente a construção da planta.” Segundo ele, a seleção dos fornecedores está na etapa final. “Em breve anunciaremos os nossos parceiros. Alguns serão os mesmo da Ford, mas a maioria será de empresas que fornecerão exclusivamente para nós.”

A fábrica baiana receberá investimento de R$ 1 bilhão. Desse total, 66% são capital nacional da própria SHC, grupo de Sérgio Habib, e 34% serão aplicados pela matriz chinesa. A promessa é de que a unidade abrigue centro de desenvolvimento, pista de testes e centro de capacitação profissional, gerando 3,5 mil empregos diretos.

Até o início da operação o executivo decidiu interromper o pesado investimento na evolução da rede de concessionárias, que hoje já soma 70 lojas. Esse número chegará a 100 casas quando a fábrica nacional começar a produzir.



Tags: JAC Motors, Sérgio Habib, fábrica, investimento.

Comentários

  • rodrigo

    Realmente! carros de qualidade preço bons, comparados com as outras marcas! Vem pro Brasil JAC!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência