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Fiat Cinquecento recebe motor MultiAir 1.4 flex
Motor Fiat 1.4 MultiAir produz até 107 cv quando abastecido com etanol

Lançamentos | 22/07/2013 | 19h10

Fiat Cinquecento recebe motor MultiAir 1.4 flex

Propulsor teve 15 mil horas de desenvolvimento e rodou mais de 1 milhão de quilômetros

REDAÇÃO AB

A partir de agosto chega às revendas Fiat o compacto Cinquecento 2014 equipado com o motor MultiAir flexível. O propulsor 1.4 de 16 válvulas produz até 107 cv de potência quando abastecido com etanol, equipará as versões Sport e Cabrio Air. Os preços serão divulgados nos próximos dias. Segundo a Fiat, o MultiAir Flex foi desenvolvido e calibrado pela equipe de engenharia de Betim.

Segundo a Fiat, o aumento da taxa de compressão em 8% e mudanças no controle da admissão de ar eram dois desafios importantes para chegar até essa versão bicombustível. Ao todo foram 15 mil horas de desenvolvimento, mais de 10 mil horas de testes de dinamômetro e cerca de 1 milhão de quilômetros rodados em provas de durabilidade, confiabilidade e aplicação. O projeto utilizou mais de 30 motores-protótipos em dinamômetros no Centro de Engenharia da Fiat, em Betim (MG).

Técnicas computacionais de softwares de calibração e de análise de combustão permitiram a calibração de injetores e a curva de ignição para qualquer relação de combustível entre a gasolina brasileira e o etanol.

Fiat
Entre outras modificações, o novo motor teve a taxa de compressão aumentada e recebeu bicos injetores de maior vazão. Está disponível nas versões Sport e Cabrio Air

Com a taxa de compressão mais alta (11,7:1) para aproveitar melhor a utilização do etanol foram necessárias mudanças em alguns componentes. O novo MultiAir Flex tem pistões de baixo atrito e, para suportar o uso de etanol, traz novas bronzinas e junta do cabeçote, provenientes do motor T-Jet. A nova junta de cabeçote é metálica com multicamadas para garantir a vedação em altas pressões de combustão.

Outra alteração está no coletor de admissão com quinto bico injetor para auxiliar as partidas a frio. A pulverização de combustível ganha em eficiência porque esse injetor de gasolina também é controlado eletronicamente. Se comparado aos sistemas tradicionais, principalmente na dosagem de gasolina na partida, o quinto injetor garante melhor dirigibilidade com o motor frio e ajuda a reduzir a emissão de poluentes. Velas e bicos injetores também mudaram por causa de novas condições de temperatura do motor e vazão de combustível.

Desde que passou a vir do México, em 2011, o Cinquecento teve mais de 24 mil unidades vendidas. Além do novo motor 1.4 16V MultiAr, o Cinquecento 2014 também pode ser equipado com propulsor 1.4 Evo Flex, que produz até 88 cv quando abastecido com etanol. As transmissões possíveis para esse motor são manual ou automatizada, ambas com cinco marchas.



Tags: Fiat, MultiAir, 1.4 16V, Betim, taxa de compressão, dinamômetros, etanol.

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