Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 18/07/2013 | 16h17

Mercedes-Benz inicia produção de Sprinter na Rússia

Ingresso no país demandou investimento conjunto de € 190 entre Daimler e a montadora local GAZ

REDAÇÃO AB

Como parte de sua estratégia para expandir o negócio de vans, a divisão Mercedes-Benz Sprinter ingressa na Rússia com o início de sua produção em parceria com a GAZ, uma das maiores fabricantes russas de vans, em fábrica localizada em Yaroslavl, na região leste. A Daimler e a GAZ, que firmaram a parceria em maio do ano passado, comemoram o resultado do investimento conjunto de € 190 milhões para viabilizar a entrada da divisão no país, além de custear a modificação do veículo, instalações de produção e rede para vendas.

“Hoje é um dia especial para a Mercedes-Benz Vans e sua parceira GAZ: o começo da produção local da Sprinter Classic é um grande passo para nós na Rússia, um mercado em crescimento muito atrativo. Por isso, agora estamos fabricando nossas vans aqui. Em outras palavras, estamos firmando o pé neste importante mercado para o futuro e a Sprinter Classic dará a nossos clientes um veículo completamente adequado às necessidades do mercado”, enfatizou Volker Mornhinweg, diretor da divisão Mercedes-Benz Vans.

A planta industrial da GAZ também é responsável pela produção conjunta de motores. Inaugurada no fim de 2011, a unidade foi projetada inicialmente para fabricar o propulsor YaMZ-530, que atende a norma Euro 4. Para a Sprinter Classic, monta o Mercedes-Benz OM646 diesel de quatro cilindros.

“Já no início de sua produção, a Sprinter Classic tem um índice de nacionalização de 20% e aumentaremos gradualmente este porcentual para todas as peças e componentes. Desta maneira, vamos contribuir muito para o desenvolvimento da indústria automotiva da Rússia e da região de Nizhny”, informou Mornhinweg.

A Sprinter Classic é o primeiro veículo resultante da parceria entre a Mercedes-Benz Vans e a GAZ. O modelo é focado no essencial, que utiliza a tradicional plataforma da Sprinter, que já teve mais de 1,5 milhão de unidades produzidas. Como sistema de segurança, traz o programa de estabilidade eletrônico Adaptive ESP como equipamento de série. O modelo chega às concessionárias s clientes poderão experimentar o veículo nos concessionários a partir de setembro.

A versão da Sprinter feita na Rússia é uma geração anterior a que é produzida na Argentina e vendida na América Latina desde 2012; e duas atrás da que foi lançada na Europa em junho deste ano (leia aqui).



Tags: Mercedes-Benz, Sprinter, Daimler, Rússia, investimento, vans.

Comentários

  • Mario Sergio

    Correção: A Sprinter Latin América nunca foi fabricada no Brasil, mas sim na Argentina, apenas o motor e eixo da Mercedes Benz do Brasil (hoje apenas o Eixo) e alguns componentes permanecem originários do Brasil. Acréscimo: Em nenhum lugar da reportagem se menciona o volume de Sprinter planejado para a Rússia.

  • Pedro Kutney

    Você tem razão Mário, já corrigimos a informação sobre a fabricação na Argentina. Grato.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência