Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 12/07/2013 | 11h06

ZF tem novos tirantes de barra estabilizadora

Produtos já são fornecidos à Mercedes-Benz e vendidos em distribuidores Lemförder

REDAÇÃO AB

A ZF Services elaborou novos tirantes de barra estabilizadora Lemförder, aplicados em chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz O500. Os tirantes já são fornecidos para a Mercedes-Benz e vendidos nos distribuidores brasileiros de produtos Lemförder.

A função do tirante é manter a barra estabilizadora fixada à estrutura do chassi do ônibus, o que resulta em conforto e estabilidade. Depois de estudar soluções que elevassem o desempenho da peça, a ZF testou-a em frotas do Nordeste entre fevereiro e agosto de 2012.

A nova solução trouxe uma saída para o posicionamento do componente no veículo (próximo às rodas e exposto em direção ao solo). O tirante costuma ser atingido por pedras, o que danifica sua capa e permite a entrada de água e sujeira que, misturadas com a graxa, geram o desgaste prematuro da articulação. Essa característica da aplicação demandou um produto mais durável e resistente ao uso severo.

O novo tirante apresenta terminais em que o conjunto de mola convencional foi substituído por uma articulação de metal-borracha que reduz o atrito, diminui o calor interno, corrige desgastes iniciais e aumenta a vida útil do sistema.

Outra modificação ocorreu na parte interna da esfera do pino do tirante. A ZF adotou uma esfera de maior diâmetro. A mudança torna o produto mais robusto. A capa de proteção do tirante também mudou e tornou-se mais resistente a pedras e à entrada de água, terra e impurezas.



Tags: ZF Services, tirantes, barra estabilizadora, Lemförder, Mercedes-Benz, ônibus, O500, terminais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência