Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 11/07/2013 | 12h45

Iveco reduz o consumo de energia elétrica em 35%

Índice é resultado de ações em Sete Lagoas

REDAÇÃO AB

A Iveco comemora a redução de 35% na relação uso de energia por hora produtiva entre 2009 e 2012, como parte da gestão de uma equipe criada na unidade de Sete Lagoas (MG) exclusivamente para a gestão de economia de energia. Segundo a empresa, de 2% a 5% dos investimentos anuais são destinados em ações que visam a eficiência energética.

“O desafio agora é continuar reduzindo gradativamente este índice diante de um quadro já bastante otimizado”, afirma Fábio Nardi, gerente de manufatura Iveco Latin America.

As áreas que recebem investimentos todos os anos são as instalações elétricas existentes, cujas ações visam melhorias contínuas da eficiência dos processos, e todas as especificações técnicas para novas construções ou processos. A energia elétrica representa quase 3% do custo de transformação, informa a Iveco.

Entre os projetos introduzidos na fábrica para a redução do consumo de energia estão o aquecimento solar de água nas novas construções, exaustores solares e eólicos nos galpões das áreas produtivas, projetos de automação de equipamentos para evitar o funcionamento desnecessário e eficiência em redes de ar comprimido.

Além do trabalho na redução do consumo, a montadora realiza outras ações em sua fábrica visando a sustentabilidade da operação, como o inventário de gases de efeito estufa, que tem como objetivo de identificar onde é possível reduzir as emissões e melhorar processos, desenvolver indicadores para gestão das emissões e subsidiar a elaboração de estudos comparativos de emissões. Produzido pela empresa Geoklock, o inventário abrange emissões diretas associadas às diversas atividades internas, como geradores de energia, transporte, caldeiras, empilhadeiras e emissões indiretas associadas ao consumo e obtenção de energia, seja elétrica ou vapor.

Sete Lagoas conta ainda com a reciclagem de 93% dos resíduos sólidos gerados na fábrica de caminhões, equivalente a 15 mil toneladas de material por ano. O processo inicia na Ilha Ecológica, criada em 2000, inaugurada com a fábrica, onde são recebidos, segregados, armazenados e destinados corretamente todos os resíduos. No local, também são tratados 100% dos resíduos líquidos nas duas estações de tratamento de efluentes.



Tags: Iveco, consumo, energia elétrica, eficiência energética, Sete Lagoas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência