Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 10/07/2013 | 13h18

Correia dentada economiza combustível

Componente de borracha mostra vantagens sobre a corrente de transmissão

REDAÇÃO AB

Após um período em baixa, a correia dentada de borracha está começando a vencer algumas brigas contra a corrente como principal distribuidor de força do motor para agregados como bomba d’água, alternador e ar-condicionado. Segundo a ContiTech, divisão de componentes de borracha do Grupo Continental, vários fabricantes europeus de veículos voltaram a optar pelas correias dentadas em seus projetos, como fez a Ford em seu motor EcoBoost, além de PSA Peugeot Citroën e Volkswagen.

“As correias têm vantagens decisivas para redução de consumo e emissões”, explica Markus Pirsch, chefe de marketing de serviços e aftermarket do ContiTech Power Transmission Group. A empresa cita estudo do escritório independente de engenharia de motores FEV GmbH, da Alemanha, mostrando que em um motor a gasolina de 1,6 litro, a transmissão por correia dentada de borracha reduz o consumo de combustível em mais de 1%, baixando em até 1,5 grama por quilômetro a emissão de CO2, na comparação com o mesmo motor que usa corrente.

Outra vantagem do uso do componente de borracha é a diminuição de ruído e peso. A corrente, embora tenha maior durabilidade, com o tempo pode apresentar folgas e alongamentos que aumentam o consumo e baixam a potência.



Tags: Correia, corrente, transmissão, powertrain, Continental, ContiTech.

Comentários

  • Marcelo Ferreira

    Ótimo Então a Mercedes, Audi, BMW, e incontáveis marcas de prestígio, sem esquecer Toyota, Honda, DEIXARÃO DE USAR A CORRENTE DENTADA na transmissão de movimento para os comandos de válvula? Aproveitando, por que fazem uso da corrente? Seia pela imensa confiabilidade? ou a imensa vulnerabilidade da dentada de borracha? Por que a repostagem não trás a causa da queda do uso da dentada?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência