Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 10/07/2013 | 12h14

Emprego na indústria tem queda de 0,5% em maio sobre abril

É a primeira queda do indicador após estabilidade registrada nos primeiros meses do ano

AGÊNCIA BRASIL

O emprego na indústria brasileira recuou 0,5% em maio deste ano com relação ao mês anterior. É a primeira queda do indicador, que havia apresentado estabilidade nos dois primeiros meses do ano, com leve alta de 0,2% em março e estabilidade em abril. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada na quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com maio de 2012, a queda foi ainda maior (-0,7%). No acumulado do ano, o recuo chega a 0,8%. Nos últimos 12 meses, o emprego industrial tem uma queda acumulada de 1,3%.

Entre os 18 setores industriais pesquisados, nove tiveram queda no pessoal ocupado, na comparação de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. As principais atividades responsáveis pelas quedas foram a de calçados e couro (-6,5%), a de máquinas e equipamentos (-3,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,4%), a de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-3,5%) e a de vestuário (-2,5%).

Setores como alimentos e bebidas, com aumento de 2,4% no emprego, e borracha e plástico, com alta de 2,7%, evitaram uma redução maior do indicador de maio de 2012 para maio deste ano.

As horas pagas também tiveram queda nos quatro tipos de comparação: -0,7% em relação a abril deste ano, -0,1% em relação a maio de 2012, -1% no acumulado do ano e -1,6% no acumulado dos 12 meses.

Por outro lado, no entanto, de acordo com a pesquisa do IBGE, houve aumentos da folha de pagamento real de 1,7% na comparação com abril deste ano, de 5,8% na comparação com maio de 2012, de 2,8% no acumulado do ano e de 3,9% no acumulado dos últimos 12 meses.



Tags: Emprego, indústria, IBGE, máquinas, equipamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência