Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 02/07/2013 | 18h51

BorgWarner começa a produzir embreagem viscosa no Brasil

Nacionalização incrementa estratégia de expansão de portfólio e de participação no mercado

REDAÇÃO AB

De olho na demanda crescente do mercado original do segmento de veículos comerciais a BorgWarner inicia a produção de embreagens viscosas eletrônicas no Brasil, em sua planta industrial localizada em Itatiba, no interior paulista, na qual investiu R$ 70 milhões para receber novas linhas de produtos, incluindo a nacionalização desse componente.

Utilizada em caminhões, ônibus e no segmento de veículos fora de estrada, como máquinas agrícolas e de construção, a embreagem Visctronic, até agora importada, atende os requisitos de emissões do Proconce P7 e representa a nova geração de embreagens com controle eletrônico, que ajuda na economia de combustível e na redução de ruído, devido ao controle efetivo da velocidade da hélice quando há necessidade de arrefecimento do motor.

“Um dos principais fatores para podermos produzir a tecnologia no Brasil foi a construção do centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Itatiba. As novas instalações contribuíram para a realização de testes de validação dos produtos, além de garantir a qualidade para atender à demanda da indústria nacional”, declara Arnaldo Iezzi, diretor geral da BorgWarner no Brasil.

O objetivo da empresa, cujo novo componente nacional pertence à divisão Thermal Systems (ventiladores e embreagem viscosa) é aumentar o portfólio de produtos neste segmento, ampliando a participação deste mercado na América do Sul em cerca de 15%. Além da embreagem eletrônica, a divisão também produz na planta de Itatiba a embreagem viscosa bimetálica que também atende o segmento de veículos comerciais leves, como picapes e vans.

A peça, agora nacional, será fornecida aos mesmos clientes tanto do segmento de caminhões quanto os de máquinas agrícolas que a BorgWarner já atendia quando a embreagem fazia parte da lista de produtos importados. Visando o aumento de participação no mercado, a fabricante informa que já iniciou negociações com os novos entrantes da indústria de veículos.



Tags: BorgWarner, embreagens, indústria, nacionalização, caminhões, máquinas agrícolas.

Comentários

  • muriel

    trabalho com recuperação de embreagem gostaria de saber novidades desta área

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência