Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 01/07/2013 | 14h46

MAN Latin America e Petrobras iniciam testes de motores

Parceria prevê estudos de novas tecnologias para o desenvolvimento de combustíveis

REDAÇÃO AB

Como fruto de um convênio tecnológico firmado no fim de 2011, MAN Latin America e Petrobras darão início aos estudos de novas tecnologias em combustíveis e motores com testes de bancada, cujos primeiros ensaios serão realizados pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado em Curitiba (PR), que demandou investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.

A parceria permitirá que os testes realizados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) utilizem motores da MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são os MAN D08 e D26, que equipam grande parte dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

Em um trabalho conjunto, as engenharias das duas empresas têm como objetivo desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às novas demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações, concentrados na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentes, além da melhoria no uso de fontes renováveis de energia.

A nova bancada de teste, que está adaptada às normas previstas no Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), está instalada dentro do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme). Ela será utilizada como ferramenta para o teste de motores de última geração, para o desenvolvimento de novos combustíveis e adequação dos atuais, incluindo diesel de baixo teor de enxofre, misturas de diesel com biodiesel e outros combustíveis alternativos para o segmento de veículos pesados.

Entre as atividades previstas, estão estudos de desempenho dos motores com uso de diversos combustíveis; avaliação dos sistemas de tratamento e pós-tratamento de gases de escape; testes de desempenho mecânico dos motores Euro 5 e pesquisas tecnológicas e científicas. A bancada está preparada para testar motores de até 440 kW de potência.



Tags: MAN Latin America, Petrobras, motores, combustíveis, diesel, Proconve.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência