Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 27/06/2013 | 00h58

VW de São Carlos celebra 8 milhões de motores

Fábrica inaugurada em 1996 faz 67 diferentes propulsores para o mercado local e exportação

MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)

A fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos (SP) comemora a produção de 8 milhões de propulsores. Inaugurada em 1996, ela tem atualmente 830 empregados e faz cerca de 80 mil propulsores ao mês, de 67 modelos diferentes. São versões 1.0, 1.4 e 1.6, que equipam Gol, Voyage, Saveiro, Polo, Kombi, Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox.

“A comemoração dos 8 milhões ocorre em um grande momento, com o lançamento de uma nova família de motores (EA 211) e a ampliação da capacidade em 20%”, afirma o gerente executivo da planta de São Carlos, Andreas Hemmann. As novas instalações custaram R$ 335 milhões, têm 24 mil metros quadrados de área construída e já produzem o motor 1.0 de três cilindros que estreou no Fox BlueMotion (leia aqui) e estará em alguns meses no modelo compacto Up!

Para o mercado brasileiro, 100% dos motores feitos na VW de São Carlos são bicombustíveis. Os exportados utilizam gasolina. A unidade também envia motores parciais para a Argentina. Somente em 2012 a unidade produziu mais de 909.737 propulsores, número recorde em um único ano.

Segundo a Volkswagen, do total do ano passado, 212.686 unidades foram enviadas a outros países, incluindo motores montados nos veículos para exportação e aqueles parciais enviados para a linha da SpaceFox, na Argentina. Nos primeiros cinco meses de 2013, a VW de São Carlos já fabricou 352.893 propulsores.

“Esta foi a primeira unidade do Grupo Volkswagen fora da Europa a receber o certificado ambiental ISSO 14001, em 1997”, ressaltou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Isso a tornou referência em gestão ambiental para as outras unidades em toda a América do Sul.



Tags: Fábrica, motores, VW, Volkswagen, São Carlos, EA 211, Gol, Voyage, Saveiro, Polo, Kombi, Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, Fox BlueMotion, Andreas Hemmann, Thomas Schmall.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência