Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 26/06/2013 | 19h20

Honda CRV e Citroën C4 Picasso ganham nota máxima no Euro NCAP

Instituição também avaliou sistemas de frenagem da Fiat e da Mitsubishi

REDAÇÃO AB

O Euro NCAP divulgou na quarta-feira, 26, o resultado de mais uma bateria de testes com dois modelos: Honda CRV e Citroën C4 Picasso. Os dois conseguiram a nota máxima, levando as cinco estrelas da consagrada avaliação.

No mesmo comunicado, o Euro NCAP também aponta a análise de dois avançados sistemas de frenagem de emergência da Fiat e da Mitsubishi. Desde 2010, a instituição tem reconhecido as fabricantes que colocam em seus carros equipamentos de última geração. A partir de 2016, para abocanhar as cinco estrelas, os veículos deverão apresentar pelo menos um sistema de proteção ao pedestre.

SISTEMA FIAT

A Fiat já conta com um sistema chamado “City Brake Control”. Para o uso na cidade, é acionado toda vez que o veículo está na faixa de 5 km/h a 30 km/h, ou seja, em baixas velocidades. Se um obstáculo aparecer à frente do veículo, em uma área de 12 metros, e o motorista não frear, o sistema reduz gradativamente a velocidade até o carro ser parado totalmente.

O “City Brake Control” é oferecido de série no Fiat 500 L Trekking e como opcional para o Fiat Panda e o resto da gama 500 L.

Na avaliação do Euro NCAP, o Fiat 500 L com o sistema de série foi avaliado com cinco estrelas. Enquanto o Fiat Panda, com quatro estrelas, por ter o item como opcional. A instituição explica que no caso do Panda o controle eletrônico de estabilidade, necessário para o funcionamento do “City Brake Control”, também não é de série.

SISTEMA DA MITSUBISHI

O sistema da Mitsubishi, colocado atrás da grade frontal do veículo, alerta o motorista toda vez que se depara com uma ameaça de colisão tanto em baixa quanto em alta velocidade (até 180 km/h) em um raio de 200 metros. Ele foi avaliado pelo Euro NCAP no Mitsubishi Outlander com cinco estrelas.

Em um primeiro momento, quando a chance de colisão ainda é baixa, o sistema emite um alerta sonoro e os freios são pré-acionados. Ao passo que o obstáculo se aproxima, o sistema freia, parando o carro automaticamente.

HONDA CRV

O Honda CRV levou cinco estrelas por seu bom desempenho em todas as categorias avaliadas pelo Euro NCAP. O modelo ganhou 93% de aprovação no quesito proteção ao adulto; 74% no de proteção à criança; 68% no de proteção ao pedestre; e 66% em relação aos sistemas de assistência ao motorista. O Euro NCAP destaca que o Honda CRV apresenta controle eletrônico de estabilidade de série, bem como sistema que alerta o motorista da falta do cinto de segurança.

CITROËN C4 PICASSO

O Citroën C4 Picasso também levou as cinco estrelas, mas com índices mais baixos de aprovação: 86% em relação à proteção ao adulto, 88% de proteção à criança, 68% de segurança em caso de colisão com pedestre, e 81% no quesito sistemas de assistência ao motorista. O modelo também leva de série controle eletrônico de estabilidade, sistema que alerta para o uso do cinto de segurança e ainda limitador de velocidade.



Tags: Euro NCAP, segurança, Honda CRV, Citroën C4 Picasso, Mitsubishi, Fiat.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência