Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 25/06/2013 | 16h00

Mercedes-Benz mostra novos chassis para ônibus

Suspensão pneumática passa a equipar dois modelos com motor dianteiro

REDAÇÃO AB

Durante a Transpúblico 2013, a Mercedes-Benz lançará os chassis para ônibus OF 1721L/59 e OF 1724L/59 com suspensões totalmente pneumáticas. “A suspensão a ar também passa a ser disponível para os veículos OF com motor frontal”, afirma o diretor de vendas e marketing de ônibus, Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O executivo ressalta que a versão com suspensão metálica continua em produção.

A suspensão pneumática integral para os modelos OF 1721 e OF 1724 atende a uma demanda crescente: “Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”, diz Barbosa.

De acordo com a Mercedes-Benz, além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os novos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59 também são indicados para fretamento contínuo ou eventual e transporte rodoviário de curtas distâncias. Na Transpúblico, a Mercedes-Benz irá expor o OF 1724L/59, ou seja, modelo com suspensão pneumática, e o OF 1721 com suspensão metálica para demonstrar as qualidades e vantagens de casa sistema.

A suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (dois na dianteira, quatro na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (uma na dianteira e duas na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Ainda de acordo com a montadora, a facilidade e a rapidez de manutenção das suspensões pneumáticas reduzem custos operacionais.

NOVO CHASSI PERMITE MONTAGEM DE RETARDER
Chassis
Suspensão pneumática dos chassis OF usa dois bolsões dianteiros e quatro traseiros. Novo OF 1724 pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma.

Por causa da potência e torque fornecidos pelo motor OM 926 LA de seis cilindros, o chassi OF 1724 L/59 permite a montagem de ar-condicionado. O novo OF 1724 também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento significativo na segurança do veículo e dos ocupantes, o componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios.

Outro chassi para ônibus com suspensão pneumática que a Mercedes-Benz passa a vender no Brasil é OH 1621L/52, com motorização traseira. Desde janeiro de 2012 o modelo só era exportado, mas agora recebeu as modificações necessárias à tecnologia Euro 5/Proconve P-7 e volta a atender à demanda do mercado nacional.



Tags: Transpúblico, Mercedes, OF 1721L/59, OF 1724L/59, OH 1621L/52, Mercedes-Benz, Walter Barbosa, retarder, Telma, BRT.

Comentários

  • volney

    Pelo que sei, é um fato inédito motor dianteiro com supensão a ar !!!! Chega de andar de caminhão... Excelente notícia !!!! Vamos torcer para que os órgãos gestores do transporte público obriguem os empresários, que mandam neste país, a comprarem onibus melhores para a população. Abraço.

  • Vero Lúcio

    Adorei essa nova versão do 1724. Agora podemos conciliar em único veículo conforto e praticidade. Poderemos usar-los em linhas convencionais, o famoso para para e ao mesmo tempo no turismo médias distâncias.

  • Carlos Gallardo

    Opção do Freio Retarder também deveria ser obrigatória por questões de segurança e meio ambiente.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência