Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 24/06/2013 | 15h55

Produção de pneus cresce 4,2% até maio

Mas balança comercial ainda apresenta déficit de US$ 112,7 milhões

REDAÇÃO AB

A produção de pneus cresceu 4,2% nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2012, totalizando 28,2 milhões de unidades, de acordo com informações divulgadas pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) na segunda-feira, 24. As exportações, no entanto, não acompanharam a alta.

Os dados da associação mostram que houve aumento de 4,2% na fabricação pneus para veículos de passeio, de 13,6% nos destinados a caminhonetes e de 8,7% nos de carga. O segmento de duas rodas (bicicletas e motos) foi o único a apresentar queda, de 7,2%, na produção de pneus.

"O maior crescimento se deu nos pneus industriais (de empilhadeiras, carinhos de mão, entre outros), segmento que representa 2,9% do total da produção, com acréscimo de 70,72% sobre o ano passado", comentou Alberto Mayer, presidente executivo da Anip.

DÉFICIT COMERCIAL

Enquanto as exportações caíram 11,2% nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo intervalo de 2012, as importações cresceram 25,7%. “Os números mostram que é necessário desenvolver iniciativas para aumentar a competitividade do setor no País", afirma o presidente.

A balança comercial apresentou déficit no período de US$ 112,7 milhões, com a participação externa no consumo aparente mantendo-se na faixa de 40%, como no ano anterior.

Segundo o executivo, a China continua sendo o principal fornecedor externo, seguida pela Argentina, com quem o Brasil ainda consegue manter uma balança favorável.

Mayer voltou a apontar que os importadores levam vantagens competitivas por causa de impostos e custo de mão de obra mais baixos e por economizarem dinheiro ao deixar de recolher seus pneus inservíveis.



Tags: Anip, produção, pneus, exportação, Alberto Mayer.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência