Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 18/06/2013 | 17h55

Volvo automatiza pintura de cabines de caminhões

Fábrica de Curitiba, no Paraná, ganhou 16 novos robôs e aumentou capacidade de produção

REDAÇÃO AB

A Volvo do Brasil automatizou a área de pintura de sua fábrica de cabines de caminhões, situada no complexo industrial de Curitiba (PR), com o objetivo de melhorar a qualidade do processo, ter ganhos ambientais e aumentar a capacidade de produção. A manufatura conta agora com 16 robôs, responsáveis pela pintura e manipulação das cabines, processos feitos até então manualmente.

QUALIDADE

“A pintura executada pelo robô proporciona melhor controle dos rigorosos padrões técnicos de qualidade da Volvo, como a garantia das espessuras e uniformidade de camadas e resistência ao clima”, explica Regimar Michelin, diretor de engenharia de manufatura da Volvo no Brasil, por meio de comunicado distribuído pelo fabricante na terça-feira, 18.

Michelin acrescenta que a automatização agrega maior resistência mecânica à pintura. Uma nova tinta industrial de alta performance e de maior durabilidade foi desenvolvida em conjunto com o fornecedor para garantir os requisitos Volvo.

GANHOS AMBIENTAIS

Uma das linhas de pintura da Volvo passou a ser feita à base de água, deixando de utilizar solventes. Para reduzir em 30% o consumo de gás natural nas estufas, foi adotada pintura de baixa cura, que seca em temperatura mais baixa, de 80°C. Além disso, foi adotado o sistema RTO, que queima os gases nocivos e os transforma em gases limpos. A temperatura liberada nesta queima é reutilizada no processo. Também está sendo usado outro sistema que reaproveita o ar na ventilação das cabines de pintura.

O presidente do Grupo Volvo para América Latina, Roger Alm, diz que a automação da pintura faz parte do programa de investimentos e de expansão dos negócios do Grupo Volvo no Brasil. “Estamos constantemente investindo no País. O aumento da qualidade na pintura e da capacidade de produção contribui na busca pela liderança no segmento onde atuamos.”



Tags: Volvo, pintura, fábrica, caminhões, Roger Alm.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência