Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 06/06/2013 | 19h40

VW lança fundo de investimento para fornecedores

Promete condições competitivas de financiamento

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil informou por meio de comunicado na quinta-feira, 6, o lançamento de um fundo de investimento exclusivo para seus fornecedores, o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) SCE II (Supply Chain Enhancement), que já está em operação.

Desde 2009, a montadora mantém o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) SCE I para apoiar a cadeia de fornecedores, que já realizou mais de 16 mil operações, totalizando R$ 4 bilhões em negócios. Em 2012, a sua média mensal de negócios gerados foi de R$ 140 milhões.

Com o SCE II, complementar ao SCE I, a principal vantagem que a Volkswagen oferece é a não incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Além disso, nas operações do novo fundo é revelado histórico de pagamentos realizados pela Volks ao fornecedor, fazendo com que os custos do financiamento sejam reduzidos. Nesses casos, os responsáveis pelo FIDC SCE II terão informações suficientes para avaliar, com segurança, o risco de inadimplência e a capacidade faturamento do fornecedor, e poderão oferecer condições ainda mais atraentes de financiamento.

Outra vantagem do FIDC SCE II é a possibilidade de antecipar crédito, ou seja, o fornecedor pode emprestar valores referentes ao pagamento de mercadorias que somente serão entregues por ele em um período futuro (de 2 a 6 meses, dependendo do perfil de crédito de cada empresa).

A diferença entre os dois fundos é que o SCE II oferece empréstimo de médio prazo (2 a 6 meses) e foi criado por conta da demanda crescente dos fornecedores por financiamentos mais longos. O SCE I, por sua vez, oferece financiamento de curto prazo (30 dias). A maioria das empresas fornecedoras que busca financiamento junto aos dois fundos utiliza esses recursos como capital de giro.

"O programa da Volkswagen do Brasil de apoio a seus fornecedores tem o objetivo de contribuir com a sustentabilidade de toda cadeia de sistemistas, fortalecendo ambas as partes", disse o responsável pela tesouraria tegional da Volkswagen para a América do Sul, Bernd Schmidt-Liermann.

Ambos os fundos foram estruturados pela Integral Trust e as demais instituições financeiras que prestam serviços para eles são The Bank of New York Mellon (BNY Mellon) e Bradesco.



Tags: Volkswagen, fornecedores, FIDC SCE II, fundo de investimento, financiamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência