Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/05/2013 | 19h40

Hyundai confirma 3º turno na fábrica de Piracicaba a partir de setembro

Serão contratados 700 funcionários; capacidade produtiva chegará a 200 mil carros por ano

CAMILA FRANCO, AB

Depois de nove meses de operação no País, a Hyundai Motor Brasil finalmente recorrerá a um terceiro turno em sua fábrica de Piracicaba, no interior paulista, para dar conta da crescente procura pela família de veículos HB20. Um acordo será assinado entre a empresa e o sindicato local dos metalúrgicos na quinta-feira, 23, oficializando o turno adicional, que passa a funcionar em meados de setembro.

O processo seletivo para preencher os 700 novos empregos que serão gerados na planta já começou. De acordo com José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, mais de 5 mil pessoas se candidataram para as vagas, cujo salário mínimo deve chegar a R$ 1,6 mil. Atualmente, a fábrica emprega 1,9 mil trabalhadores.

Segundo a Hyundai, o objetivo do terceiro turno é minimizar as horas extras e finais de semana trabalhados. Ribeiro diz que os novos funcionários deverão trabalhar por 33 horas semanais, enquanto os antigos, do primeiro e segundo turno, deverão ter sua jornada reduzida de 44 para 40 horas.

DECISÃO TARDIA, MAS ACERTADA

A Hyundai demorou a lançar mão de um terceiro turno de trabalho. Cautelosa, mesmo com as altas vendas do hatchback HB20, lançado em outubro do ano passado, da versão aventureira HB20X, que começou a ser vendida em fevereiro, e do sedã HB20S, que chegou nas concessionárias em abril, ela queria ter certeza de que a alta demanda dos modelos continuaria por meses após seus lançamentos.

A empresa coreana temia contratar centenas de pessoas para o terceiro turno, a fim de elevar a capacidade de produção para quase 200 mil carros por ano (contra 150 mil atual), e que o mercado recuasse, obrigando-lhe a demiti-los.

Números divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as distribuidoras de veículos, mostram que isso não aconteceu e comprovam que a decisão da empresa de aumentar a produção é acertada. A Hyundai ocupa hoje a quinta posição no ranking de participação no mercado de carros, com uma fatia de 6,4%, à frente da Renault, que recentemente conclui ampliação de sua fábrica em Curitiba (PR).

Foram vendidos 4,8 mil HB20 na primeira quinzena de maio, consagrando o hatch como o 8º modelo mais comercializado no País, e 2,1 mil sedãs HB20S, o 17º mais vendido. No total, foram entregues 6,9 mil veículos da família apenas na metade deste mês. No acumulado do ano, com 48,6 mil unidades emplacadas, o HB20 aparece no ranking da Fenabrave como o 4º mais vendido, à frente de Volkswagen Fox e Chevrolet Onix.



Tags: Hyundai, Piracicaba, terceiro turno, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, HB20.

Comentários

  • Luis Claudio

    Boa Noite!Gostaria de saber se vai contratar pessoas de campinas?

  • luis lantin

    sou aposentado tenho 58 anos trabalhei na Volkswagen 26 anos na seção de estamparia como encarregado de produção, trabalhei também em três turnos para suprir necessidades na demanda de automóveis. concordo plenamente que a empresa Hyundai trabalhe em três turnos para suprir a procura do automóvel HB20 e HB20S,pois a procura desse veiculo e muito grande e também gostaria de participar desta família Hyundai. Com esta atitude que a empresa Hyundai em colocar três turnos de trabalho em setembro ajudaria mais de setecentas pessoas a conquistarem seu primeiro emprego.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência