Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

AB | 17/05/2013 | 18h08

A revolução do marketing na indústria automobilística

Encontro analisa como empresas e profissionais reagem às mudanças do marketing, aceleradas por ferramentas digitais e mídias sociais

REDAÇÃO AB

Estrategistas e analistas de marketing da indústria automobilística ainda estão perplexos com as variáveis na formulação de planos capazes de garantir a força de suas marcas em mercados cada vez mais competitivos e agitados pelas mídias digitais. Eles sabem que nada será como antes, diante da força crescente do consumidor altamente conectado, que marca presença em canais decisivos como Twitter, YouTube, Facebook. A revolução da internet, acentuada pelas mídias sociais e pela era multitela do Google, coloca em polvorosa as equipes de planejamento, diante da necessidade de compreender as mudanças no comportamento de potenciais clientes. Campanhas on-line avançam no terreno do off-line, multiplicando os esforços para manter à tona as marcas premium e a demanda dos produtos e serviços.

Essa transformação, que afeta diretamente os profissionais de diversas áreas da indústria automobilística, será um dos temas centrais do Fórum Automotivo A Revolução do Marketing, que Automotive Business promove no dia 27 de junho no centro de convenções do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. Veja aqui o programa completo do evento.

Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, fará a abertura do encontro avaliando como criar e preservar marcas em um ambiente de constante mudança.

João Ciaco, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Automóveis, proferirá palestra para avaliar as rupturas no marketing automotivo e os novos papéis dos diferentes players, sejam montadoras, fornecedores de componentes ou empresas de serviços.

Fabiana Piazza, da Bosch, Luis Marques, da Meritor, e Marlene Gwadera, da Delphi, indicarão como gerenciam seus departamentos de marketing e enfrentam a nova batelada de mudanças, estendendo as ações virtuais em complementação a atividades até agora convencionais. O marketing de eventos, que valoriza as iniciativas presenciais, será debatido por Alexis Pagliarini, diretor de marketing do Sheraton São Paulo WTC.

A revolução nas mídias sociais será interpretada por Gil Giardelli, professor de pós-graduação da ESPM, cabendo a Diego Oliveira, diretor de contas do Ipsos Marplan, apresentar o perfil do novo consumidor nas estratégias automotivas.

Mas qual o grau de inovação adequado, do ponto de vista das montadoras, do planejamento de produtos e serviços à promoção em mercados cada vez mais exigentes e competitivos? A resposta, durante o fórum, caberá a Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan do Brasil, Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e eventos da Fiat Industrial, e Mario Laffitte, diretor de comunicação da Mercedes-Benz do Brasil.

O novo papel das agências de propaganda e o relacionamento com os clientes será alvo de apresentação de Ira Finkelstein, vice-presidente de planejamento da Dentsu Brasil. Caberá a Abel Reis, presidente da Agência Click Isobar, mostrar o grau de avanço da comunicação on-line, e a Thiago Machado, diretor de negócios para a indústria automotiva do Google Brasil, analisar o impacto na indústria e no varejo do consumidor conectado.



Tags: Eventos, marketing, indústria, Fórum Automotivo a Revolução do Marketing.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência