Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Lifan lança o utilitário esportivo X60 por R$ 52.777
Modelo X60 tem 4,32 metros e porta-malas de 405 litros

Lançamentos | 15/05/2013 | 16h11

Lifan lança o utilitário esportivo X60 por R$ 52.777

Modelo já é montado em SKD no Uruguai

MÁRIO CURCIO, AB | De Punta del Este (Uruguai)

A Lifan do Brasil já começou a faturar para seus 25 concessionários o utilitário esportivo X60, modelo equipado com motor 1.8 de 16 válvulas. O preço sugerido é de R$ 52.777. O automóvel é exportado semidesmontado da China para o Uruguai. A carroceria chega ao Mercosul já pintada e recebe os componentes em San José, distrito ao norte de Montevidéu. De autopeças locais há muito pouco: “Rodas, pneus, escapamento e bateria”, afirma o vice-presidente da Lifan do Brasil, José Roberto Favarin. Nos próximos meses, a rede espera vender 400 unidades por mês do novo automóvel.

Essa operação de San José foi adquirida da Effa, ex-parceira da Lifan. Ali era montado o LF 320 (conhecido pela semelhança com o Mini Cooper). Desde o fim de 2012, a Lifan já teria investido cerca de US$ 80 milhões na unidade uruguaia, cuja área coberta soma 30 mil metros quadrados. Até o fim de 2014, a planta receberá um total de US$ 200 milhões.

“Com isso seremos capazes de montar toda a carroceria também no Uruguai”, garante Favarin. Quando isso ocorrer, a fábrica terá capacidade anual para 40 mil unidades por ano. Até o fim do ano, a Lifan do Brasil pretende ter 50 concessionárias abertas e planeja mostrar dois novos modelos a ser montados em San José, o sedã LF 530 e a picape utilitária Foison. Enquanto esses veículos não chegarem, a rede só poderá vender como zero-quilômetro os X60 (veja aqui). Favarin garantiu que veículos Effa só entrarão quando usados. “Temos um novo modelo de concessionária”, afirma. No Brasil, a base da Lifan está em Salto (SP, na região de Itu), onde será concentrado também o centro de distribuição. As instalações de Itajaí (SC), onde há um depósito de peças, devem ser desativadas.

SOBRAM ESPAÇO E EQUIPAMENTOS, FALTA OPÇÃO AUTOMÁTICA
Lifan
Espaço interno e pacote de equipamentos são destaques do X60. Mais do que trio elétrico e ar-condicionado, o carro tem de série GPS, câmera de ré e faróis ajustáveis. Câmbio, porém, só manual de cinco marchas. Motor 1.8 de 16 válvulas a gasolina produz 128 cv

O X60 impressiona pelo nível de equipamentos. O carro tem bem mais que o pacote usual formado por trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, airbags e freios com ABS. Pensou em um sistema de som completo, com DVD Player, entradas auxiliares e controles no volante? Ele tem. Navegador GPS? Tem também. Câmera de ré? Lá está ela, com a imagem projetada no mesmo display do console central utilizado pelo GPS.

Os chineses não se esqueceram dos faróis ajustáveis, do interior de couro e de descansa-braços centrais na frente e atrás. Entre os itens de conforto mais comuns, faltou o ajuste de altura para o banco do motorista. E os para-sóis têm espelhos, mas não são iluminados. O maior pecado, porém, é a ausência de um câmbio automático como opção.

DESEMPENHO E ESPAÇO INTERNO

O motor a gasolina de 128 cv de potência é apropriado para movimentar os 1.330 quilos do veículo. Reduzir uma marcha é suficiente na maioria das retomadas e ultrapassagens. O torque máximo (16,8 kgf.m) ocorre em uma faixa de rotações um tanto alta, 4.200 rpm.

A posição de dirigir é boa. O câmbio manual tem engates fáceis, exceto pela quinta marcha, meio distante do motorista. Entre os itens a melhorar está o isolamento acústico. O ruído do motor é bem perceptível, mesmo em uso urbano.

O X60 tem espaço adequado para cinco pessoas. O conforto para os passageiros de trás é reforçado pelo apoia-braço central (com dois porta-copos) e também pela distância entre os joelhos e os bancos dianteiros. Seu porta-malas tem 405 litros. Supera o do novo Ford Ecosport, de 362 litros, mas perde para o do Renault Duster, com 475 litros nas versões 4x2. Vale dizer aqui que o Lifan X60 não tem opção 4x4.



Tags: Lifan, utilitário esportivo, X60, SKD, José Roberto Favarin, câmera de ré, GPS, Montevidéu, Uruguai.

Comentários

  • Luigi

    Que seja bem vinda a concorrência, que sirva para baixar os preços e melhorar a qualidade.

  • altanir

    Errata: "Ele tem, embora falte Bluetooth".... Só se não bluetooth no celular de quem escreveu a matéria, pois no sistema de multimídia do carro possui sim, já fiz o test drive e confirmei. Verifique em outras reportagens e comprovarás.

  • Marcio

    O lifan x60 pela propaganda parece ser um veículo competitivo, contudo, não vejo o carro circulando no interior de São Paulo, deveria ter uma concessionária autorizada pelo menos em São José dos Campos-SP. Espero que tenha mais promoções, propaganda pela TV e continue o preço ..."Lifan lança o utilitário esportivo X60 por R$ 52.777", por mais tempo. Um futuro proprietário do Lifan x60. Grato pela atenção.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência