Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 10/05/2013 | 18h26

Fiat Gran Siena e Palio agora têm câmbio Dualogic

Modelos da gama de entrada ganham novas funções com transmissão automatizada

REDAÇÃO AB

O novo Palio versões Essence 1.6 16V e Sporting 1.6 16V e o Gran Siena Essence 1.6 16V, modelos da gama de veículos de entrada da Fiat, agora são equipados com a transmissão automatizada Dualogic Plus, item que já é opcional em modelos mais robustos da marca, como Bravo, Linea, Idea, Punto, Palio Weekend e Strada.

Na gama Fiat há cinco anos, o câmbio Dualogic, que oferece a opção de trocas manuais ao comando do motorista, estreou com o modelo Stilo Dualogic. Segundo a montadora, 40% dos veículos saem de fábrica com este câmbio, em média.

O câmbio Dualogic Plus traz como diferencial as novas funções Creeping e Auto-Up Shift Abort: na primeira, o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo sem que o condutor acione o acelerador, como ocorre em veículos com câmbio automático convencional. Para isso, o câmbio deve estar posicionado na primeira marcha ou ré no modo manual ou automático. Neste caso, quando o motorista retira o pé do freio, o sistema Creeping movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista as ações de volante e freio.

Já no segundo caso, o Auto-Up Shift Abort, sistema inteligente capaz de identificar o momento exato de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para ofertar mais torque e potência, garantindo uma retomada mais eficiente de velocidade.

O sistema Dualogic Plus também identifica eletronicamente a intenção da manobra do motorista e exige da central eletrônica do motor uma força extra sem que o condutor tome qualquer atitude, ou seja, sem a necessidade de controle da potência pelo motorista: o torque extra é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.



Tags: Fiat, Dualogic, Novo Palio, Gran Siena, Stilo Dualogic.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência