Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercado abre espaço para ônibus superarticulados
Articulado Scania de 23 metros

Transportes | 10/05/2013 | 16h50

Mercado abre espaço para ônibus superarticulados

Com 23 metros, eles são meio-termo entre articulados comuns e biarticulados

MÁRIO CURCIO, AB

A demanda por coletivos de maior capacidade abre espaço para um novo segmento, o dos ônibus superarticulados, veículos com 23 metros de comprimento e que representam o meio-termo entre os articulados convencionais (de 18 a 21 metros) e os biarticulados (28 metros). Mercedes-Benz e Scania dispõem de chassis para os superarticulados. Em vez de três, têm quatro eixos.

O modelo Mercedes-Benz utiliza o chassi O 500 UDA. Foi apresentado numa feira de transportes em novembro do ano passado. Em abril, um lote de 30 unidades começou a circular na zona leste da cidade de São Paulo, com motor de 354 cv e transmissão automática Voith.

Até o fim do ano, outros 40 devem entrar em operação. As carrocerias são Caio e cada veículo transporta 58 passageiros sentados.

Recentemente, o gerente executivo de vendas da Scania, Wilson Pereira, afirmou que a fabricante está “prestes a apresentar seu articulado de 23 metros”, indício de que novas encomendas podem se concretizar, pois, na verdade, o primeiro veículo desse tipo (na foto acima) foi entregue em novembro de 2012 à Visate, empresa que opera no Sul do País (veja aqui).

Esse modelo tinha carroceria Marcopolo Viale BRT, que transporta 172 passageiros, sendo 56 sentados. O chassi Scania utilizado foi o K 310 8x2/2. Seu motor tem 310 cv e foi acoplado a uma transmissão ZF.

Superarticulado
Mercedes O 500 UDA com carroceria Caio leva 58 passageiros sentados (fotos: Mário Curcio)



Tags: Ônibus, articulados, superarticulados, biarticulados, Scania, Mercedes-Benz, ZF, Voith, Visate, Wilson Pereira, Caio, Marcopolo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência