Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 09/05/2013 | 12h00

Caterpillar investe R$ 20 milhões em fábrica de remanufatura

Primeira planta da América do Sul será construída em Piracicaba e começa a operar em agosto

REDAÇÃO AB

A Caterpillar escolheu a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, para construir sua primeira fábrica de remanufatura da América do Sul. Com o apoio da Investe São Paulo, serão investidos R$ 20 milhões na unidade, que deve começar a operar em agosto com 70 empregados diretos. A operação também incluirá uma linha de montagem de mangueiras hidráulicas para dar suporte às atividades das fábricas Caterpillar no País, uma em Piracicaba e outra em Campo Largo (PR).

De acordo com comunicado divulgado pela Investe São Paulo, Piracicaba foi escolhida por já abrigar a sede da Caterpillar no Brasil. Também contribui para a decisão a infraestrutura existente na cidade e a política de sustentabilidade ambiental estadual.

REMANUFATURA

Passarão pelo processo de remanufatura diversas peças, como bombas de água e de óleo, cabeçotes, pistões, bielas, entre outros. Assim que o cliente entrega o componente que não está mais em condições de uso, o mesmo é desmontado, passa por limpeza e por inspeção. Nesta etapa, com base no modelo original, é verificado o que deve ser feito com cada peça para que volte a ter as características de uma nova. Esse é o processo que será realizado em Piracicaba.

A penúltima etapa da remanufatura é a de montagem do equipamento e, por último, é realizada uma série de testes, para que se assegurem as especificações e a qualidade. Por isso, após passar pelo processo de remanufatura, o componente sai da fábrica com a garantia original do fabricante e chega a custar 40% menos que o novo.

Além de evitar que peças sejam descartadas, com o aproveitamento de 99% do material, a remanufatura também contribui para a preservação do meio ambiente a media que há uma redução de 90% no consumo de água, 80% no de energia e 50% nas emissões de gases na comparação com o processo produtivo de um componente novo.

“Essa é uma das mais importantes contribuições da Caterpillar ao desenvolvimento sustentável, pois estenderemos a vida útil dos recursos não renováveis”, declara o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil. Atualmente, nas 17 fábricas de remanufatura da Caterpillar no mundo, apenas 1% do material recebido para remanufatura é descartado como resíduo. A empresa é capaz de remanufaturar mais de 6 mil tipos diferentes de peças.

“A remanufatura ainda é uma tecnologia nova no Brasil. São Paulo sai na frente e se consolida na busca por atrair esse setor”, conclui o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.



Tags: Caterpillar, Piracicaba, remanufatura, Investe São Paulo.

Comentários

  • Hélio Pereira Velame

    Fiquei muito feliz com a notícia, pois trabalho na área comercial a quase 30 anos e esperava um dia a CAT entrar neste segmento,trabalhei com tratores durante 8 anos de minha experiência profissional e quase 21 anos na linha de lubrificantes, teria grande interesse em representá-los neste segmento ou mesmo trabalhar na área de vendas da CAT nesta parte de remanufaturados, futuro promissor do setor de peças da linha pesada.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência