Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 19/04/2013 | 16h30

Eucon lança banco de dados de autopeças no Brasil

Mais de 600 usuários de 180 empresas em 18 países usam o PartsPool

CAMILA FRANCO, AB

A Eucon, empresa de origem alemã que desde 1997 trabalha com soluções para divulgação de peças veiculares, com os seus mais de 200 profissionais em cerca de 180 países, traz uma novidade para o Brasil. Após montar filial em Brusque (SC) em 2012, a Eucon participa da 11ª Automec (feira internacional de autopeças que acontece em São Paulo até 20 de abril) para lançar o PartsPool, segundo ela é o mais abrangente banco de dados de autopeças do mundo.

O presidente da Eucon Alemanha, Marcel Oosenbrugh, acompanhado de executivos da unidade de Santa Catarina, veio até o evento explicar que o PartsPool não é simplesmente um catálogo eletrônico de peças automotivas.

“Mais do que isso, ele é um sistema inovador de busca de autopeças. Não há nada parecido no Brasil. Ao registrar o número de uma peça, a ferramenta faz um processamento e dá ao usuário detalhes de onde foi produzida, quem a fabricou, sua aplicação, seu histórico de preço em todos os países em que está disponível, seu distribuidor, suas especificações técnicas, mostra o desenho do produto e faz ainda uma correlação com peças similares disponíveis no mercado”, detalha José Carlos Zen, diretor executivo da Eucon no Brasil.

De acordo com Zen, os usuários são montadoras, fabricantes de autopeças e sistemistas de todo mundo. “Eles mesmos alimentam o PartsPool, já que todas as informações do sistema são públicas. Atualmente o programa está em sua terceira geração, mas uma quarta está sendo desenvolvida”, aponta.

Entre os principais diferenciais, ele cita a melhoria na troca das informações entre montadoras e fabricantes de autopeças e do desempenho operacional do mercado de reposição automotiva. “O PartsPool é uma ferramenta ideal para os gestores de produtos e preços. Auxilia os usuários a dedicar menos tempo à procura de informações, dedicando sua atenção nas vendas.”

Atualmente, segundo o diretor, mais de 600 usuários de 180 empresas em 18 países usam o sistema. Entre as montadoras, são clientes Mercedes-Benz, Porsche, GM, VW, BMW, Ford, Fiat, Volvo, PSA Peugeot Citroën, Toyota, Renault, entre outras. Entre as fabricantes de autopeças estão Delphi, Bosch, Schaeffler, Magneti Marelli. As empresas têm acesso hoje a mais de 2,5 bilhões de peças diferentes.

“Aproximadamente 60 empresas brasileiras já participam do banco de dados. A expectativa, após a Automec, é atender mais 200 até o final de 2013”, concluiu Zen.

Veja abaixo algumas das páginas do PartsPool:

pagina_eucon/

pagina_eucon/



Tags: Eucon, peças, Automec, PartsPool, José Carlos Zen.

Comentários

  • Alcides Acerbi Neto

    Aparentemente parece ser uma ferramenta muito útil para o setor de autopeças. Não só para montadoras, fabricantes e sistemistas, mas também para Distribuidores, varejistas e mecânicos. Faltou apenas um link da Eucon - Brasil para contato.

  • SAlmeron BRUNO

    Mantive contato com os executivos desta empresa e posso garantir que o sistema e de fato muito produtivo e de fácil aplicação para o nosso mercado !!! Será uma nova ferramenta de gestão para nossas empresas no Brasil onde poderemos manter nossas estratégias alinhadas a dados globais. BRUNO Salmeron

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência