Negócios
|
15/04/2013
|
19h24
Ford e GM repetem parceria para fazer transmissões
Duas novas famílias de transmissões automáticas serão de 9 e 10 velocidades
REDAÇÃO AB
A Ford e a General Motors anunciaram um novo acordo para desenvolvimento conjunto de duas gerações de transmissões automáticas, de 9 e 10 velocidades para automóveis, crossovers, utilitários esportivos e caminhões. Com aplicação em tração dianteira e traseira, a nova transmissão terá como foco a melhora no desempenho dos veículos, como o menor consumo de combustível.
Segundo as empresas, o acordo permitirá o lançamento de carros com as novas transmissões com custo e espaço de tempo menores do que se cada uma desenvolvesse de forma independente.
“Os times de engenharia da Ford e GM já começaram o trabalho inicial de design dessas novas transmissões. Nós esperamos que elas aumentem o padrão de tecnologia, desempenho e qualidade para nossos consumidores, além de ajudar a melhorar o consumo de combustível dos próximos produtos de ambas as marcas”, disse o vice-presidente global de Engenharia de transmissão da GM, Jim Lanzon, em comunicado.
“O objetivo é manter a mesma tecnologia de transmissão na Ford e na GM. Isso aumentará a padronização de peças e dará às duas companhias economia de escala. No entanto, cada empresa irá usar seu próprio software de controle para garantir que cada transmissão seja cuidadosamente combinada de maneira individual com o DNA do veículo de cada marca”, explicou o engenheiro chefe da Ford, Craig Renneker.
Esta é a terceira vez em dez anos que as duas marcas se unem para desenvolver transmissões. Em parcerias anteriores desenvolveram transmissões de 6 velocidades e tração dianteira, utilizadas entre os modelos mais vendidos nos Estados Unidos, como os Ford Fusion, Edge, Escape e Explorer. No caso da GM, a montadora os empregou nos Chevrolet Malibu, Traverse, Equinox e Cruze.
Como nos acordos anteriores, cada empresa produzirá suas próprias transmissões nas respectivas fábricas, utilizando componentes em comum. Detalhes técnicos e informações sobre a utilização das transmissões nos veículos serão divulgados por cada montadora.
“Este acordo proporciona enormes benefícios para ambas as empresas e renderá grandes dividendos para os nossos clientes e acionistas. Ao compartilhar o desenvolvimento dessas duas novas famílias de transmissões, GM e Ford serão capazes de utilizar com mais eficiência o capital humano para desenvolver futuras transmissões ainda mais avançadas e trazê-las ao mercado mais rapidamente do que se trabalhassem sozinhas", acrescentou Lanzon.
Tags: Ford, General Motors, GM, transmissão automática, acordo, parceria.