Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 15/04/2013 | 13h41

Caminhões Volvo completam 85 anos de história

Série especial FH Time Machine celebra a data

REDAÇÃO AB

Os caminhões Volvo completam 85 anos de história em 2013. A primeira unidade saiu da linha de montagem da companhia na Suécia em 1928. Desde então a fabricante investe em tecnologias para aumentar o conforto, segurança e produtividade dos veículos.

Para comemora a data, a companhia lança edição especial FH Time Machine, limitada a 85 unidades. A versão tem configurações com motor 460 cv e 540 cv. Externamente, o modelo ganhou adesivos que marcam a série. No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes na cor laranja. O assento do motorista tem ajustes elétricos e memória para três posições.

O caminhão vem equipado com a caixa de câmbio automatizada I-Shift, que promete economia de combustível da ordem de 5%. Entre os diversos itens de segurança há o LKS, de monitoramento das faixas de rodagem, e o DAS, Detector de Nível de Atenção, que percebe quando o motorista conduz de forma irregular, com sinais de fadiga e sonolência.

EVOLUÇÃO

Depois do início da produção de caminhões no fim dos anos 20, a Volvo iniciou a produção dos primeiros caminhões com motores a diesel, com sistemas de freios hidráulicos, na década de 30. Os modelos foram equipados com rodas de ar em aço ao invés de raio de madeira, comum até então. Na época, a companhia se empenhou no desenvolvimento de modelos para o exército sueco, com sistemas fora de estrada que posteriormente foram aproveitados em outras aplicações.

A década de 50 os motores a gasolina e a diesel com câmaras pré-combustão foram enfim substituídos por propulsores diesel mais eficientes com injeção direta. A montadora lançou ainda o motor com turbocompressor, que contribuiu para o aumento da capacidade de carga dos caminhões.

Acompanhando a evolução da infraestrutura rodoviária nos anos 60, a Volvo trabalhou no avanço dos veículos. Os caminhões ganharam cabines com sistema de suspensão de borracha e maior visibilidade externa. Na década de 70 surgiram os caminhões F10 e F12, apontando novas tendências de design.

Nos anos 80 os caminhões ganharam refinamento, com motores mais potentes e ecológicos. A época foi marcada também pelo ganho de conforto para os motoristas, com o aumento do uso de sistemas de suspensão a ar. Em seguida, na década de 90, a Volvo começou a adotar soluções de tecnologia da informação para ampliar a eficiência do transporte. Além disso, foi nessa época que chegaram ao mercado os motores D12 e tecnologias como regulagem eletrônica da bomba de combustível.

Volvo



Tags: Volvo, caminhões, 85 anos, FH Time Machine.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência