Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 12/04/2013 | 18h34

Ferrari: Via Italia já traz ao Brasil a F12berlinetta

Substituta da 599 Fiorano parte de R$ 2,4 milhões; dez unidades podem vir este ano

REDAÇÃO AB

Na manhã de sexta-feira, 12, o Grupo Via Italia, importador oficial Ferrari, apresentou à imprensa o modelo F12berlinetta. O esportivo estreou no Salão de Genebra de 2012. O importador já aceita encomendas do modelo, que terá preço sugerido entre R$ 2,4 milhões e R$ 2,9 milhões. Os carros começam a chegar ao Brasil no segundo semestre.

“A intenção é trazer dez unidades este ano, mas tudo vai depender da disponibilidade da fábrica, já que a demanda é grande em outros mercados”, afirma o presidente do Grupo Via Italia, Francisco Longo. Em todo o ano de 2012 foram vendidos 50 carros da Ferrari no Brasil. “Devemos ter um número semelhante este ano”, afirma Longo, importador oficial da Ferrari há 17 anos.

O empresário queixou-se das dificuldades com a importação. “Há excesso de burocracia e exigências cada vez maiores. Falta dinâmica. O mercado poderia maior sem esses problemas.” Longo descarta a abertura de outra loja. “O mercado está concentrado em São Paulo. Não faz sentido montar outra estrutura.” A Ferrari vende outros três modelos no Brasil, California, 458 Italia e 458 Spider. A Via Italia representa também Lamborghini (19 carros emplacados no Brasil em 2012), Maserati (21 unidades) e Rolls Royce (quatro veículos).

Ferrari
F12berlinetta tem transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Revestimento de couro e capricho em cada detalhe impressionam. Motor V12 produz 740 cv e leva o carro a 340 km/h. Abaixo, à esquerda, o presidente do Grupo Via Italia, Francisco Longo; ao seu lado, o CEO da Ferrari North America, Marco Mattiucci (fotos: Mário Curcio e divulgação)

340 KM/H DE VELOCIDADE MÁXIMA

A F12berlinetta é uma evolução do modelo 599 GTB Fiorano. Seu motor 6.2 tem 12 cilindros em V e produz 740 cv, potência que o leva de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. A velocidade máxima, segundo a Ferrari, é de 340 km/h. Segundo a Ferrari, ele emite 30% menos poluentes do que o antecessor. A ignição em cada cilindro ocorre em três momentos diferentes para melhorar a queima do combustível.

Em relação à 599 GTB Fiorano, o novo carro tem menor distância entre eixos. Motor, painel e assentos ficam mais baixos. A nova suspensão e a caixa de câmbio permitiram encurtar a traseira do veículo. Essa transmissão é automatizada, tem dupla embreagem e sete marchas com acionamento por aletas atrás do volante. A Ferrari optou por concentrar 54% do peso do carro no eixo traseiro a fim de melhorar seu comportamento nas freadas e reacelerações.

Num vídeo institucional gravado pela Ferrari, o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso confirma essa característica: “Tem um ponto de frenagem excelente (...) A tração é perfeita na saída de curva... Bela, bela!”, exclama animado o espanhol bicampeão de F-1. Em uma mensagem gravada, o piloto Felipe Massa assegura que os brasileiros vão gostar do carro. A apresentação da F12berlinetta teve a presença do CEO da Ferrari North America, Marco Mattiucci.



Tags: Ferrari, Via Italia, F12berlinetta, 599 GTB Fiorano, Maserati, Lamborghini, Rolls-Royce, Marco Mattiucci, Francisco Longo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência