Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 08/04/2013 | 18h52

Ônibus: Mercedes-Benz reduz vendas no primeiro trimestre

Vice-líder MAN ganha mercado no período

GIOVANNA RIATO, AB

A Mercedes-Benz perdeu espaço no mercado de ônibus no primeiro trimestre deste ano. As vendas de chassis da fabricante caíram mais do que o mercado, que teve retração de 9,8%, para 7,6 mil chassis. Apesar de ter mantido a liderança, a companhia reduziu em 15,7 pontos porcentuais sua presença no segmento, para 33,9%. As vendas da companhia diminuíram 38,4% no período, para 2,5 mil chassis.

A queda pode ser efeito da forte base de comparação do primeiro trimestre de 2012. No período a empresa teve crescimento expressivo sobre o ano anterior e somou 4,1 mil licenciamentos.

No caminho contrário, a vice-líder MAN teve crescimento de 10,8% sobre resultado fraco do começo do ano passado e vendeu 2,3 mil chassis. Com isso, a empresa ficou com 31,8% de market share, com ganho de 5,8 pontos porcentuais.

A Agrale dobrou os volumes entre janeiro e março sobre o resultado do início do ano passado. A empresa vendeu 1,8 mil chassis, ganhou 13,5 pontos de participação e deteve 24,3% do mercado brasileiro.

A Volvo encerrou o trimestre com queda nas vendas de 29%, para 341 ônibus. A retração acontece sobre crescimento significativo anotado no início de 2012. Na época, as vendas da fabricante somaram 480 unidades, com grande expansão sobre o resultado de 2011. A companhia perdeu 1,2 ponto porcentual de market share e respondeu por 4,5% do mercado.

A Iveco, quinta colocada com apenas um modelo leve no mercado, também anotou queda significativa nas vendas de chassis, de 20,5% para 294 unidades. Com o resultado, a empresa reduziu sua participação em 0,5 ponto, para 3,8%.

A sexta posição do ranking ficou com a Scania, que teve queda ainda mais expressiva nas vendas, de 49%, para 171 chassis. O resultado garantiu presença de 2,2% para a montadora, com perda de 1,7 ponto porcentual. Os dados do Renavam mostram ainda o emplacamento de seis ônibus da International, que ainda não atua comercialmente nesse segmento no Brasil.



RANKING DE VENDAS DE ÔNIBUS
1º TRIMESTRE DE 2013

Ranking
Fonte: Anfavea.



Tags: ranking, ônibus, chassi, mercado, Mercedes-Benz, MAN.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência