Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 03/04/2013 | 15h32

Fórum debate estratégias na área de RH

Evento de Automotive Business será no dia 13 de maio em São Paulo

REDAÇÃO AB

A relação dos jovens engenheiros com a indústria automobilística não é mais um caso de atração à primeira vista, como tem alertado o consultor Ivan Witt, da Steer RH. Foi-se o tempo em que os formandos faziam fila à porta das montadoras, sonhando em projetar carros para depois testá-los na pista, diz o executivo. A busca do primeiro emprego foi transferida para outras áreas de negócios, com melhor oportunidade de desenvolvimento e salários convidativos – como o setor financeiro. De que forma, então, fidelizar os profissionais hoje engajados em montadoras e empresas de autopeças e atrair talentos para tocar os novos projetos que começam a se multiplicar na indústria automobilística?

Será este um dos temas principais do Fórum de RH 2013, que Automotive Business promoverá dia 13 de maio no Hotel Mercure Ibirapuera, antigo Sofitel, em São Paulo. A palestra de abertura estará a cargo de Ivan Witt, cuja longa trajetória pela indústria automobilística passou, na maior parte, pela Ford.

“O encontro estimulará um debate sobre estratégias, entre profissionais relacionados a recursos humanos. O momento é de escassez de alternativas na hora de contratar”, avalia Paulo Braga, diretor de Automotive Business. Ele lembra que a disputa por bons candidatos começa no nível médio e se estende aos alunos dos últimos anos das faculdades de engenharia, como Poli, Mauá e FEI, entre outras escolas. “Mas a briga por profissionais vai além, incluindo pessoal já experiente em projeto e gestão na indústria”, assegura.

PROGRAMA

O professor José Pastore, da FEA USP, avaliará no encontro as conquistas nas relações trabalhistas do setor, enquanto Camile Papazian, consultora do Hay Group especialista em remuneração, analisará os novos patamares salariais. André Portela Souza, professor da FGV, explicará a evolução do custo de trabalho no segmento de autopeças. As lições das montadoras na área de recursos humanos serão apresentadas por Carlos Morassuti, vice-presidente de RH do Grupo Volvo América Latina, e Raimundo Ramos, gerente executivo de RH da Volkswagen do Brasil.

O ponto de vista de autopeças na disputa por profissionais experientes e retenção de talentos caberá a Adilson Sigarini, conselheiro e diretor de relações trabalhistas do Sindipeças; Marcel Oliveira, vice-presidente sênior de RH, comunicações e assuntos corporativos da Schaeffler América do Sul; e Roberto Lui, diretor regional de RH na Meritor América do Sul.

Fausto Alvarez, sócio-diretor da Kenbaum, tratará de gestão de negócios, com foco em estratégias de RH. Já a evolução da carreira profissional e o desenvolvimento de pessoal na indústria automobilística serão analisados por Jeannette Galbinski, diretora do Setec Consulting Group, José Carlos de Souza Junior, reitor do Centro Universitário da Mauá; Luc de Ferran, consultor; e Ricardo Terra, diretor técnico do Senai.

Informações pelo tel. 11 5095-8888, com Josiane Lira, ou em www.automotivebusiness.com.br/eventosab2013rh.html .



Tags: Recursos humanos, relações trabalhistas, remuneração, custo do trabalho, indústria automobilística.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência