Indústria
|
27/03/2013
|
23h55
Chery fará mais modelos na fábrica de Jacareí
Além do Celer, produção de um compacto já é certa; depois virá um utilitário esportivo
MÁRIO CURCIO, AB | De Jacareí (SP)
Depois de mostrar o Celer à imprensa, o CEO e vice-presidente da Chery Brasil, Luis Curi, concedeu entrevista coletiva e falou do início da produção local do carro, previsto para abril de 2014, e de futuros produtos, entre eles um modelo compacto.
Tudo indica que o QQ será o próximo nacional da marca chinesa, pois Curi descartou o S-18 e afirmou que o tal compacto já existe. E o QQ não só existe como deve representar metade das 30 mil unidades que a Chery quer emplacar este ano no Brasil.
O executivo também admitiu a montagem local, num segundo momento, de um utilitário esportivo, mas garante que não será o Tiggo, hoje montado no uruguai, cujas vendas começaram em 2009. Acompanhe a entrevista com Luis Curi.
Automotive Business - O Celer foi reestilizado há pouco tempo. O Brasil vai fabricar a geração mais atual ou esta que começa a ser vendida?
Luis Curi - Vamos produzir este mesmo carro.
Por que a maioria destes Celer chineses está equipada com baterias Moura, nacionais? Existem outros componentes locais?
Essas baterias são colocadas durante o processo de PDI (preparação dos carros quando chegam ao porto). Essa é uma forma de avaliar o desempenho do produto. Também estamos testando nos carros chineses velas de ignição e bombas de combustível nacionais.
Tem mais algum item brasileiro nos carros?
Não, mas o motor flex foi desenvolvido pela Delphi no centro tecnológico de Piracicaba.
O Brasil será a base de exportação para a América Latina?
Sim, de fato será.
Os motores serão produzidos em Jacareí?
Ainda não há definição sobre a produção de motores no Brasil. Nota da redação: durante o IV Fórum da indústria Automobilística, Curi falou sobre a produção local de propulsores (leia aqui).
Haverá novos investimentos?
Sim, mas falarei sobre isso mais adiante.
A Chery não vai contratar um garoto-propaganda, assim como a JAC Motors fez com o Faustão?
Olha, bem que eu gostaria, mas não podemos fazer isso agora.
Quantos turnos de trabalho vão operar?
No início um e depois dois turnos.
A Hyundai admitiu recentemente que abrirá o terceiro turno em Piracicaba...
Estamos preparados para um terceiro turno se for preciso.
Em 2012 a Chery admitiu a possibilidade de contratar funcionários dispensados da General Motors de São José dos Campos. Nesta semana a GM demitiu 598 trabalhadores. A Chery já os procurou?
Vamos acelerar o pré-cadastramento desses funcionários. Essa mão de obra é muito qualificada e nos interessa, mas ainda não podemos tomar a iniciativa.
Tags: Chery, Celer, Luis Curi, CEO, vice-presidente, Baterias Moura, Delphi, Hyundai, Piracicaba, QQ, S-18, Tiggo, Jacareí, JAC Motors, Faustão.