Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 14/07/2008 | 00h00

Ford reduz tempo para lançar modelos no Brasil

Os fabricantes de automóveis começam a se preparar para enfrentar a chegada dos modelos importados, que, com a desvalorização do dólar, ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Marli Olmos, Valor

Os fabricantes de automóveis começam a se preparar para enfrentar a chegada dos modelos importados, que, com a desvalorização do dólar, ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Para combater os concorrentes trazidos por importadores independentes, a Ford vai reduzir o tempo entre o lançamento dos seus novos produtos na Europa e no Brasil. Hoje, as montadoras levam, em média, de um ano e meio a dois para trazer e produzir no Brasil os carros lançados na Europa, continente que inspira a maior parte das linhas de automóveis vendidos no Brasil. Com exceção dos populares, como o novo Ka, Gol, Palio e Celta, criados e desenvolvidos no Brasil, os modelos de médio luxo vendidos - e quase sempre produzidos - no mercado brasileiro reproduzem as versões européias. "Decidimos encurtar o tempo entre lançamentos fora do país e aqui", diz o diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogelio Golfarb. A participação dos carros estrangeiros no mercado brasileiro - somando o que trazem importadores e as próprias montadoras - está próxima de 13%, quase o dobro do percentual de dois anos atrás. Segundo Golfarb, a companhia está preocupada com o descompasso cada vez maior entre o aumento dos custos para os produtores locais e a queda de custos para quem só importa. A desvalorização do real não seria tão danosa, diz o executivo, se não estivesse acompanhada hoje da pressão inflacionária. A Ford não revela quanto acumula em custos. Mas Golfarb garante que é impossível repassar a totalidade ao preço final. "Estamos em plena guerra contra a inflação interna", afirma Golfarb.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência