Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 25/03/2013 | 18h40

Projeção para a inflação fica menor

Expectativa para a Selic aumentou

AGÊNCIA BRASIL

A estimativa do mercado financeiro para a inflação caiu. Já a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, subiu pela terceira semana seguida. As estimativas fazem parte de pesquisa feita com instituições financeiras pelo Banco Central (BC).

As instituições financeiras esperam que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 5,71% este ano, contra 5,73% previstos na pesquisa divulgada na segunda-feira passada. Essa foi a segunda redução seguida na projeção. Mesmo assim, a estimativa continua distante do centro da meta de inflação que é 4,5%. A meta conta ainda com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A estimativa para o IPCA, em 2014, passou de 5,54% para 5,6%.

Um dos principais instrumentos para controlar a inflação é a taxa básica de juros, a Selic, que, na opinião dos analistas, deve subir. Mas a alta não é esperada para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para abril. Nessa reunião, a expectativa é que a Selic seja mantida no atual patamar (7,25% ao ano). Ao final de 2013, os analistas das instituições financeiras esperam que a Selic esteja em 8,5%, contra 8,25% previstos na pesquisa divulgada semana passada. Para o final do próximo ano, segue a expectativa de 8,5% ao ano.  



A pesquisa do BC também traz a mediana das expectativas para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 5,15% para 5,26%, neste ano, e de 4,9% para 5%, em 2014.

A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi alterada de 4,99% para 4,87%, este ano, e de 5% para 5,1%, em 2014. Para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), a estimativa foi ajustada de 5,17% para 5,12%, em 2013, e de 5,28% para 5,31%, no próximo ano.



Tags: Economia, mercado financeiro, inglação, Selic.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência