Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 21/03/2013 | 18h22

Ford divulga metas globais de sustentabilidade

Ações preveem redução na emissão de gases, consumo de energia e do uso de água nas fábricas

REDAÇÃO AB

A Ford planeja reduzir em até 30% a emissão de gases de efeito estufa em todas as suas fábricas no mundo no período entre 2010 e 2025 e diminuir em 25% o consumo médio de energia por veículo produzido entre 2011 e 2016. As metas fazem parte dos programa global de sustentabilidade da montadora, que tem gerado diversas ações nas unidades produtivas, incluindo a do Brasil.

Entre outras medidas, a Ford planeja reduzir globalmente em 30% a quantidade de água utilizada por veículo produzido, de 2009 até 2015. No Brasil, nos últimos cinco anos, a empresa contabiliza a redução de 23% no consumo de água total e de 16% por veículo, o que representa um total de 307 milhões de litros.

As iniciativas que envolvem as reduções propostas envolvem todos os aspectos de produção, desde parceria com fornecedores para o uso de embalagens ecológicas até ações contra desperdício de alimentos nos refeitórios.

“A redução do desperdício é uma parte essencial da nossa estratégia para construir um sistema de manufatura de classe mundial. Com processos padronizados de redução do desperdício em nossas fábricas globais, estamos melhorando a qualidade de vida das comunidades onde atuamos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de relações trabalhistas e manufatura global da Ford.

Parte das ações já apresentam resultados: em 2012, a Ford nos Estados Unidos obteve receita de US$ 225 milhões na reciclagem de sucata de metal. O programa faz parte do novo plano quinquenal de redução de desperdícios com o conceito “Reduzir, reusar e reciclar”, aplicado em todas as instalações.

Para alcançar suas metas, a Ford planeja outras medidas a médio prazo: identificar os cinco principais resíduos gerados em cada fábrica e desenvolver planos para sua redução, com acompanhamento dos resultados; reduzir os resíduos aproveitando o sistema de produção Ford, sistema de produção global com uma série de princípios para tornar a manufatura eficiente; melhorar os processos de separação de resíduos para facilitar o reuso e reciclagem; investir em novas tecnologias para reduzir o desperdício, como a usinagem a seco, e expandir os programas de gerenciamento de tipos específicos de resíduos, como partículas metálicas de usinagem e borra de tinta.



Tags: Ford, sustentabilidade, emissões, consumo, desperdício.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência