Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 21/03/2013 | 11h31

Mercado ainda não absorveu toda a alta de IPI

Estudo da Autoinforme/Molicar mostra que preços praticados subiram bem menos que reajuste

REDAÇÃO AB

O mercado ainda não absorveu o reajuste oficial dos veículos provocado pelo retorno de 2% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em janeiro. Estudo AutoInforme/Molicar que analisa o Preço de Verdade, isto é, o valor realmente praticado no mercado, mostrou que o carro zero subiu apenas 0,81% no primeiro bimestre, menos da metade do aumento oficial.

A maior parte desse repasse, índice de 0,79%, ocorreu em janeiro; em fevereiro o preço teve uma variação residual de 0,02%. Apenas dez marcas tiveram aumento em fevereiro, entre elas as três maiores em volume de vendas: Fiat, 0,07%; Volkswagen, 0,10%; e Chevrolet, 0,41%. Sinal de que as empresas com maior poder de fogo conseguiram recuperar uma pequena parte do preço. Parte das empresas nem sequer manteve o preço praticado em dezembro, como Ford, Hyundai (ambas com redução de 0,03%), Toyota (-0,05%), Honda (-0,84%), Nissan (-1,30%) e Jeep (-2,49%).

A maioria (25 marcas) manteve o preço inalterado, indício de que a grande concorrência não está permitindo que as montadoras e importadoras repassem para o consumidor o aumento resultante da volta parcial do imposto. Como apenas carros nacionais foram beneficiados com a redução do IPI, são eles que mais sofrem, agora, o impacto do retorno do imposto, mesmo que parcial. Em 1º de abril haverá novo aumento de 2%.

Veja abaixo a variação por marca dos preços praticados em fevereiro
Tabela

Fonte: Molicar/Autoinforme



Tags: Mercado, reajuste, IPI, preço praticado, veículos, Autoinforme/Molicar, Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford, Hyundai, Toyota, Honda, Nissan, Jeep.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência