Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 15/03/2013 | 16h30

Mercado de carros conectados chegará a 60 milhões de unidades

Deve movimentar cerca de US$ 98 bilhões em 2018, aponta consultoria Markets and Markets

REDAÇÃO AB

Os consumidores exigentes farão o mercado de carros com conexão à Internet chegar a 60 milhões de unidades em todo mundo nos próximos cinco anos, a ponto de movimentar cerca de US$ 98 bilhões. É o que indica o estudo “Connected Car Market” (Mercado de Carros Conectados) realizado pela consultoria Markets and Markets. Segundo a análise, entre 2013 e 2018, o volume desses veículos aumentará em média 41,2% ao ano.

Entre as montadoras, as que mais estão investindo na conectividade de seus modelos são as americanas Ford e General Motors, e as alemãs BMW, Audi e Daimler AG (Mercedes-Benz). As empresas de tecnologia e telecomunicações como Alcatel-Lucent, TomTom, Apple, Microsoft e Intel contribuem para a tendência.

As tecnologias de conectividade são diversas e cada vez mais são disseminadas, aponta o estudo, tais como Internet 3G, LTE (usada pela banda larga móvel de quarta geração) e Wi-Fi, além dos tradicionais Bluetooth e 2G. Mas será preciso desenvolver novas ferramentas interativas que tragam informações e serviços para os motoristas, como a eCall, que já se populariza na Europa, o Glonass, na Rússia. E é aí que surgirão novas oportunidades de negócios.

Ainda segundo o estudo, a América do Norte, em especial os Estados Unidos, é o mercado com maior número de carros conectados. A Ásia apresenta maior potencial, impulsionada pela gigante China. Mas Alemanha, Rússia e Brasil não ficam atrás e devem absorver boa parte dos milhões de carros conectados nos próximos anos.



Tags: Carros, Internet, conectividade, Markets and Markets.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência